Diferença entre sunitas e xiitas

Entender a diferença entre sunitas e xiitas é essencial para se compreender bem o islamismo.

As diferenças entre xiitas e sunitas advêm da crise sucessória após a morte de Maomé
As diferenças entre xiitas e sunitas advêm da crise sucessória após a morte de Maomé
Por Cláudio Fernandes
PUBLICIDADE

Sabemos que uma das características mais conhecidas do islamismo é a divisão entre xiitas e sunitas. Esses segmentos estiveram em evidência, internacionalmente, em diversas ocasiões durante o século XX. O Irã é o país de religião muçulmana que detém a maior parte da população xiita do mundo – que, diga-se de passagem, é bem menor que a sunita. Os xiitas constituem cerca de apenas 16% de toda a população muçulmana. Mas como tiveram origem esses segmentos? Quais são as características de cada um deles?

  • Origem da dissidência entre os sucessores de Maomé

O fundador do islamismo, o profeta Maomé, morreu em 632 d.C. Ao seu posto, sucederam quatro califas (líderes espirituais e políticos) principais: Abu Bakr (632-634), Omar (634-644), Othmân (644-656) e Ali (656-661). O último deles, Ali, era primo e genro de Maomé. Foi durante o califado de Ali que houve a primeira crise grave no seio do Islã, já que o califa que o precedeu foi assassinado e o posto de sucessor do profeta foi reivindicado por Ali, que alegava os laços de parentesco. Contrapondo-se a Ali, Muawiyah, então líder muçulmano da Síria, também reivindicou a sucessão.

  • Assassinato de Ali e começo da dinastia Omíada

Ali e Muawiyah deram início à primeira guerra civil islâmica, em 657. Muawiyah propôs uma arbitragem a Ali, isto é, uma solução jurisdicional para o impasse, e Ali aceitou. Entretanto, a ação do Muawiyah provocou a revolta de grupos que antes o apoiavam, que passaram a ser dissidentes. Entre esses grupos, estavam os carijitas. Foi por um dos líderes carijitas que Ali foi assassinado em 661. Seu nome era Abd-al-Rahman ibn Muljam.

Com o assassinato de Ali, aqueles que acreditavam que os verdadeiros sucessores de Maomé estavam ligados à sua família passaram a seguir Hasan, neto de Maomé (filho de Fátima e Ali). Eles passaram a ser conhecidos como xiitas, pois esse termo deriva de Shî'atu 'Alî, que significa “partidário de Ali”. Os xiitas são, assim, considerados “ortodoxos” dentro do Islã, porque levam a questão da sucessão familiar à risca.

Já os seguidores de Muawiyah, ao contrário dos seguidores de Ali, deram mais ênfase à sunna, isto é, aos costumes, aos ensinamentos do profeta, anotados em uma série de escritos por vários discípulos. Por isso, passaram a ser conhecidos como sunitas (o termo deriva de sunna = ensinamentos). Foram esses seguidores que fundaram a primeira dinastia islâmica que veio a se propagar com força na Idade Média, a dinastia Omíada, com sede em Damasco, Síria.

NOTAS

[1] RODRIGUES, Manuel. O mundo árabe e islamismo. Palestra proferida no Instituto da Defesa Nacional no dia 25 de Fevereiro de 1980.


Por Cláudio Fernandes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................