Dominação espanhola na América

A violência marcou a dominação dos espanhóis sobre os povos pré-colombianos.
A violência marcou a dominação dos espanhóis sobre os povos pré-colombianos.

Quando estudamos o processo de colonização da América espanhola, temos por hábito primeiro estudar as várias civilizações que habitaram o continente americano. Logo de início, percebemos que as chamadas civilizações pré-colombianas contavam com sociedades complexas integradas por milhares de habitantes. Com isso, surge uma questão muito interessante a ser respondida: como foi possível os espanhóis conquistarem todas essas populações ali presentes?

Essa desconfiança, muitas vezes, se apóia no simples fato de que a população espanhola era infinitamente menor em relação ao número de nativos americanos. Dessa forma, devemos compreender a dominação espanhola como um processo gradual onde diversas táticas vieram a ser empregadas para que o projeto de colonização e exploração dos espanhóis fosse colocado em ação. De acordo com o poeta Pablo Neruda, três elementos foram responsáveis pela dominação espanhola: a cruz, a espada e a fome.

Para melhor entendermos o significado das palavras do poeta chileno, vamos compreender como cada um desses elementos participou dessa experiência histórica ocorrida ao longo do século XVI. Quando Neruda fala da espada, na verdade, faz uma clara referência à superioridade bélica que favoreceu os espanhóis durante as lutas contra os povos pré-colombianos. Contando com armas de fogo, canhões e cavalos os espanhóis conseguiram se sobressair mediante a simplicidade das armas dos índios americanos.

Paralelamente, o projeto religioso patrocinado pelos espanhóis também contribui enormemente na dominação dos índios. A catequese promovida pelos padres jesuítas foi uma prática que ao mesmo tempo em que realizava a conversão religiosa das populações locais, também incutia valores favoráveis à aceitação da presença espanhola na região. Um dos mais claros reflexos da presença dos jesuítas, atualmente, é a enorme população católica presente nos vários países latino-americanos.

Ao lado desses dois fatores, a fome e as doenças também influenciaram na diminuição das populações indígenas. A pesada rotina de trabalho e as penas aplicadas dentro do regime de semi-escravidão imposto aos indígenas faziam com que muitos deles perdessem suas vidas. Por outro lado, as doenças trazidas pelo colonizador europeu deflagraram verdadeiras epidemias que dizimaram populações inteiras em um curto espaço de tempo.

Ao final do século XVI, as colônias espanholas já implantaram todo um conjunto de instituições e práticas que asseguraram sua ação nos territórios coloniais. De acordo com diversos historiadores, esse processo foi um dos maiores genocídios de toda a história. Apesar de toda esta tragédia, podemos perceber que alguns traços das culturas indígenas sobreviveram ao tempo e se inseriram em diversas hibridações presentes nas culturas latino-americanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Rainer Sousa

Artigos relacionados

A função da Casa de Contratação de Sevilla

Entenda a importância da função da Casa de Contratação de Sevilla para a administração e desenvolvimento da Coroa Espanhola no início da era moderna.

Astecas

Acesse este texto a respeito de uma das mais famosas civilizações mesoamericanas: os astecas. Entenda quais foram as origens desse povo, como se estabeleceram no vale do México, assim como era o funcionamento da sociedade, economia e religião desse povo.

Caudilhismo

Saiba o que foi o caudilhismo, fenômeno político que ocorreu na América Latina após o processo de independência.

Descobrimento da América

Clique no link e acesse para saber mais detalhes sobre o descobrimento da América. Saiba como os historiadores entendem esse acontecimento marcante.

Expansão Marítima Portuguesa

Veja como ocorreu a expansão marítima portuguesa e os principais navegadores que a realizaram.

Grandes Navegações

Entenda o que foram as Grandes Navegações. Saiba quais países participaram dessas expedições. Entenda seus objetivos e suas consequências.

Hernán Cortés e a conquista do Império Asteca

Saiba como foi a conquista do Império Asteca realizada pela expedição do espanhol Hernán Cortés.

Incas

Clique no link e acesse este texto do Alunos Online sobre a principal civilização pré-colombiana que se desenvolveu na região dos Andes: os incas. Saiba mais sobre as origens desse povo e como se organizavam em questões relativas à economia, sociedade, política e religião. Entenda também como eles entraram em decadência.

Simón Bolívar

Clique no link e acesse o texto para conhecer detalhes importantes da vida de Simón Bolívar, um revolucionário que lutou pela libertação da América.

União Ibérica

Saiba o que foi a União Ibérica e que importância esse fato histórico teve para o Brasil na época da colonização.