História do Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data comemorada em várias partes do mundo, homenageando as virtudes da maternidade
O Dia das Mães é uma data comemorada em várias partes do mundo, homenageando as virtudes da maternidade
Por Tales Pinto
PUBLICIDADE

O Dia das Mães é comemorado em diversos países do mundo em homenagem ao importante papel desempenhado pelas mães na procriação e criação de seus filhos, celebrando, dessa forma, o carinho e amor materno.

A força dessa data comemorativa também é medida pela amplitude econômica que ela tomou. No Brasil, o Dia das Mães se tornou a segunda principal data do comércio, perdendo apenas para o Natal. Nesse sentido, o Dia das Mães se tornou importante não só pelo sentimento que representa quanto pela influência econômica que exerce.

A origem da comemoração do Dias das Mães remete aos EUA, no início do século XX. Anna Jarvis havia perdido sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, uma filantropa que criou uma rede de assistência aos feridos durante a Guerra de Secessão dos EUA, entre 1861-1865. O objetivo era homenagear as mães com cravos, para celebrar as virtudes da maternidade. O empenho de Anna Jarvis se deu também no sentido de tornar a data um feriado nacional, o que a levou a realizar constantes pedidos a autoridades estadunidenses. O intuito foi alcançado em 1914, quando o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe, uma data a ser adotada em nível nacional.

A partir daí vários países adotaram a ideia. No Brasil, a primeira menção ao Dia das Mães se deu com a Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data também no 2º domingo de maio.

Mas homenagens às mães e à fertilidade feminina, como criadoras da vida, existem e existiram em diversas civilizações ao longo da História. Há relatos de que na Grécia havia o culto à Rhea, a mãe de todos os deuses, fazendo oferendas de acordo com tradicionais ritos gregos. Os romanos dedicavam três dias de homenagens à Cibele, também mãe dos deuses.

Na Inglaterra existem menções, no século XVII, de um dia dedicado para que operárias e trabalhadoras visitassem suas mães, no quarto domingo da quaresma.

Entretanto, o caráter comercial da data se tornou tão forte a ponto da idealizadora estadunidense do Dia das Mães lutar depois pela sua abolição, tamanha foi sua decepção com os rumos tomados com sua ideia. Entretanto, o sentimento para com as mães ainda permanece, mantendo esta data como uma das mais comemoradas do ano.


Por Tales Pinto
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Genocídio
O genocídio é considerado crime contra a humanidade?

..................................................

Ilusão de ótica
Descubra se há relação entre a ilusão de ótica e a matemática.

..................................................