História do Calçado Esportivo

Calçados utilizados na prática da luta greco-romana.
Calçados utilizados na prática da luta greco-romana.
Por Rainer Sousa
PUBLICIDADE

Considerado um item comum do vestuário contemporâneo, o calçado esportivo teve uma interessante história ao longo dos anos. Tendo um dos seus mais antigos relatos na Antigüidade Clássica, os calçados esportivos têm uma relação direta com as primeiras competições gregas. Nos Jogos Olímpicos da Antigüidade, os atletas costumavam percorrer os trajetos descalços. Feitas a partir de couro, os primeiros competidores a utilizarem esse acessório acabaram popularizando o uso de sandálias.

Entre os povos italianos, o calçado começou a sofrer suas primeiras modificações. Graças à intervenção dos etruscos, as sandálias ganharam suas primeiras palmilhas. Além de garantirem maior conforto, elas aumentavam a adesão dos pés à peça. Os romanos, já no século II, utilizavam faixas de couro que por meio de um conjunto de pinças fixavam melhor a sandália. Nesse período, elas já tinham fins de uso cotidiano e esportivo.

Durante a Idade Média, esse tipo de calçado não sofreu significativas mudanças. A vida nos campos limitava os camponeses a utilizarem sapatos e botinas apropriadas aos serviços rurais. Na era Moderna, o tênis ainda não era alvo de algum tipo inovação. Os calçados diferiam a condição social da população e, quase nenhum desses, tinha uma função exclusivamente esportiva. Somente no século XIX, que os calçados esportivos voltaram à tona.

No século XIX, o inventor norte-americano Wait Webster fabricou as primeiras palmilhas de borracha. Além de aumentar a adesão do sapato ao solo, o novo adereço diminuía significativamente o impacto causado pela prática esportiva. Entre 1860 e 1870, duas outras modificações apresentaram um esboço dos calçados esportivos conhecidos atualmente. O invento dos cadarços e da sapatilha, originalmente desenvolvida para a prática do ciclismo, oferecia grandes vantagens aos praticantes de esportes.

O desenvolvimento dos esportes e o “boom” da Revolução Industrial abriram portas para a criação da primeira empresa especializada em calçados esportivos. Em 1890, a Reebook foi criada pela família do empresário Joseph William Foster. Já no século XX, o aparato tecnológico da Primeira Guerra Mundial estabeleceu a criação de calçados impermeáveis feitos a partir de lona. O novo material propiciou maior conforto aos atletas e diminuiu o peso do tênis esportivo.

Nos últimos anos, várias empresas disputam esse valoroso mercado. Na década de 1980, a empresa Nike inundou o mercado com uma linha popular de calçados esportivos. Ultimamente, as empresas vinculam suas marcas a atletas famosos e equipes esportivas. Além de popularizarem a prática esportiva, esse tipo de calçado reformulou a estética desse acessório do nosso vestuário.


Por Rainer Sousa
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Genocídio
O genocídio é considerado crime contra a humanidade?

..................................................

Ilusão de ótica
Descubra se há relação entre a ilusão de ótica e a matemática.

..................................................