Holanda e o início do iluminismo

Exemplar da Enciclopédia, principal obra conjunta dos iluministas; e ao fundo Amsterdã, capital da Holanda
Exemplar da Enciclopédia, principal obra conjunta dos iluministas; e ao fundo Amsterdã, capital da Holanda
Por Leandro Carvalho
PUBLICIDADE

A Holanda surgiu como Estado autônomo a partir da unificação de sete províncias que se rebelaram contra o poder espanhol no século XVI. Diante disso, essas províncias passaram a integrar uma federação independente, no ano de 1588.

A federação passou a se chamar Holanda, nome que depois passou a designar o conjunto das Províncias Unidas dos Países Baixos. Essas províncias, em contraposição ao sistema econômico feudal que prevalecia na Europa e às formas de governos baseadas nas monarquias absolutistas, adotaram a República como principal forma de governo.

Com a implantação da República, a federação começou a ter autonomia para deliberar sobre assuntos que diziam respeito às questões internas de cada província.

Na Holanda não existia a intolerância religiosa presente no restante do continente europeu. Lá prevalecia, sobretudo, a liberdade de crença. Assim, a Holanda se tornou símbolo da liberdade religiosa. É importante ressaltar que nessa época, na Europa, a intolerância religiosa entre católicos e protestantes provocava grandes conflitos, em razão da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica no século XVI.

Dessa maneira, podemos compreender os motivos que fizeram diversos filósofos, poetas, artistas e intelectuais europeus se refugiarem na Holanda, país que garantia a liberdade de expressão e a prática da racionalidade científica e que, assim, ajudou a difundir, principalmente naquele momento, as origens do pensamento iluminista na Europa.

Os principais filósofos, cientistas e intelectuais iluministas que se refugiaram na Holanda, em virtude das perseguições religiosas, e que naquele país desenvolveram suas teorias e pensamentos, foram os ingleses John Locke e Isaac Newton e o francês René Descartes, considerados os precursores do iluminismo europeu no século XVII. Eles possibilitaram que Montesquieu, Diderot, Voltaire, entre outros, desenvolvessem o ápice do pensamento iluminista no século XVIII.


Por Leandro Carvalho
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................