Idade Antiga

O fim do Império Romano dá origem à Idade antiga, que é dividida em Antiguidade Oriental e Antiguidade Ocidental.

Ruínas de um templo construído na Antiguidade.
PUBLICIDADE

Dá-se o nome de Idade Antiga ao período compreendido entre (aproximadamente) 4000 a.C., com o aparecimento da escrita, até 476, com o fim do Império Romano do Ocidente. A Idade Antiga é dividida entre Antiguidade Oriental (Mesopotâmios, Egípcios, Hebreus, Fenícios e Persas) e Antiguidade Ocidental (Grécia e Roma).

A Antiguidade Oriental aborda a história dos povos do Crescente Fértil, região abundante em água, na qual os homens das primeiras civilizações desenvolveram sua agricultura, baseada na irrigação. Chama-se Crescente Fértil pela semelhança da região com o quarto crescente da Lua, e pela fertilidade do solo, decorrente da abundância aquática. Formam essa região os rios Nilo, Eufrates e Tigre; e os mares Mediterrâneo, Vermelho e Cáspio. Os homens da Idade Antiga aprenderam a construir sistemas de irrigação e a controlar as secas e cheias dos rios, fato este que facilitou seu desenvolvimento, já que as águas, além de dar-lhes o alimento, fertilizavam as plantações, sua principal economia. Através das águas também desenvolveram seu calendário, marcando os dias de acordo com as secas e cheias. O curioso é que, mais tarde, nos períodos de exploração, a água de muitas dessas regiões desapareceu, dando lugar a grandes desertos.

Já a Antiguidade Ocidental foi marcada pela abundância cultural. Os gregos foram os primeiros a se estabelecerem próximo ao Mar Mediterrâneo. Considerada o berço da cultura ocidental, foi na Grécia que surgiram as primeiras ciências (Medicina, Física, Astronomia, Matemática, História, Filosofia, etc.) e as artes (teatro, Arquitetura, esculturas, etc.). Povos politeístas, os gregos construíram, em homenagem a seus deuses, imponentes templos, que figuram hoje entre as maravilhas do mundo construídas pelo homem. Um pouco ao lado, na Península Itálica, encontra-se a região onde existiu um dos maiores impérios do mundo. Roma, além de capital do Império Romano, foi a precursora da língua latina (que, por sua vez, gerou as línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana, entre outras) e do Direito. Antes da formação do Império, Roma vivenciou um período Monárquico (com a dominação etrusca) e um período Republicano (com a dominação patrícia). Sua principal característica foi sua expansão territorial.
 


Por Demercino José Silva Júnior
ARTIGOS DE "Idade Antiga"
Confira os artigos da seção Idade Antiga
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Renda Per Capita
Saiba como esse indicador de desenvolvimento é calculado.

..................................................

Química
Três formas de expressar o coeficiente de solubilidade.

..................................................