Idade Média

Ilustração representando os médicos da Idade Média.
PUBLICIDADE

A Idade Média compreende o período entre a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e a tomada de Constantinopla, pelos turcos, em 1453. É dividida em duas etapas: Alta Idade Média (século V ao X) e Baixa Idade Média (século X ou XV). Nesse período houve a predominância da Igreja Católica, que coordenava, regia e punia a população.

No início da Idade Média, o trabalho escravo foi desaparecendo, dando lugar ao feudalismo. O senhor feudal (suserano) cedia uma parte de suas terras ao trabalhador (vassalo) que nelas trabalhava. Dela este retirava os alimentos para seu sustento e, em troca, pagava uma taxa ao senhor.

No campo político, a Idade Média foi um período monárquico, com interferências da Igreja. Os reis nomeavam papas, bispos e padres, enquanto a Igreja coordenava as expedições de catecismo e retomada da Terra Santa, conhecidas como Cruzadas. O mundo islâmico também teve forte presença nesse período. Católicos e muçulmanos travaram um violento confronto, a fim de conquistar Jerusalém, a Terra Santa. Com a formação do Império Sacro-Romano Germânico, bárbaros e romanos se uniram contra o Oriente, proporcionando terríveis batalhas, em nome de Deus.

No campo cultural, temos a propagação das ideias cristãs e seu controle. A Igreja, detentora do conhecimento, traduzia os livros de Aristóteles e Platão, mas permitia somente o acesso às escrituras que não a confrontassem. Possuía uma vasta biblioteca, que era de seu uso exclusivo, já que os medievos, na maioria, eram iletrados. Na arquitetura, destaca-se a construção de castelos, feitos de pedra, para reforçar a proteção dos reis, constantemente em guerra.

Em 1453, Constantinopla, última lembrança do Império do Oriente, foi tomada pelos turcos. Seus habitantes, temorizados, fugiram para a Península Itálica, onde mais tarde vieram a compor o período que conhecemos como Renascimento, início da Idade Moderna. A Idade Média, no passado, foi considerada como um período negro da História, no qual predominou a ignorância e o messianismo. Mas, ao longo do tempo, este conceito foi mudando. Muitas respostas para conflitos contemporâneos podem ser encontrados nesse período. Além de ser riquíssimo em mistérios e dogmas, tão explorados pela indústria cinematográfica.
 


Por Demercino José Silva Júnior
ARTIGOS DE "Idade Média"
Confira os artigos da seção Idade Média
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Que tal revisar seus conhecimentos sobre esse assunto?

..................................................