Idade Moderna

PUBLICIDADE

Período compreendido entre 1453, com a queda do Império Romano do Ocidente (tomada de Constantinopla pelos turcos), até 1789, com a Revolução Francesa, a Idade Moderna é um período de transformações na cultura, religião, política e economia da Europa Medieval. Como a Idade Média havia sido (para os modernistas) um período obscuro da História (com limitação de pensamento e domínio intelectual da Igreja), a Idade Moderna veio para suprir essa lacuna, principalmente no campo cultural.

No campo político, a Idade Moderna surpreendeu, centralizando o poder e inaugurando uma política absolutista. O poder era voltado somente aos reis e ao Estado, neutralizando a participação dos cidadãos nas decisões políticas. A nobreza detinha privilégios econômicos, jurídicos e sociais; sobrando ao povo, impostos e retaliações.

No campo econômico, houve a transição do feudalismo para indícios de capitalismo. Por conta do novo momento, em que as riquezas provinham das conquistas, a Europa envolveu-se em políticas mercantilistas. Com as Grandes Navegações, novas relações comerciais apareceram. Como o caminho para as rotas comerciais estava fechado pelos turcos, houve a necessidade de se procurar novas rotas. Através destas, os navegantes europeus descobriram novos continentes e, consequentemente, especiarias e mão de obra. As colonizações trouxeram riquezas para os europeus, que, movidos pela ganância e pelo poder, as capitalizaram.

No campo religioso, a Igreja Católica perdeu forças. Severamente criticada por sua doutrina autoritária na Idade Média, houve um rompimento em suas bases, ocasionando as Reformas Religiosas. Indignados pela corrupção, pelas mentiras e pelo terror aplicado, teólogos como Martinho Lutero, João Calvino e Henrique VIII, romperam com a Igreja Católica Romana, fundando suas próprias Igrejas.

Mas todas essas mudanças só se deram porque uma nova corrente de pensamento surgia na Europa: o Humanismo. Os modernistas não aceitavam a ideologia pregada na Idade Média de que o homem era apenas um servo da religião. Acreditavam que era chegada a hora de estudar sua força e o que se podia fazer com ela. Esse período ficou conhecido como o Renascimento: o homem deveria renascer e recuperar o tempo perdido, inventando, pesquisando, indagando e, consequentemente, consolidando seu papel no planeta. Houve um avanço nas ciências e nas artes. Entre os principais renascentistas estão: Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, William Shakespeare, Nicolau Maquiavel e Leonardo da Vinci.
 


Por Demercino José Silva Júnior
ARTIGOS DE "Idade Moderna"
Confira os artigos da seção Idade Moderna
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................