Idade Moderna

PUBLICIDADE

Período compreendido entre 1453, com a queda do Império Romano do Ocidente (tomada de Constantinopla pelos turcos), até 1789, com a Revolução Francesa, a Idade Moderna é um período de transformações na cultura, religião, política e economia da Europa Medieval. Como a Idade Média havia sido (para os modernistas) um período obscuro da História (com limitação de pensamento e domínio intelectual da Igreja), a Idade Moderna veio para suprir essa lacuna, principalmente no campo cultural.

No campo político, a Idade Moderna surpreendeu, centralizando o poder e inaugurando uma política absolutista. O poder era voltado somente aos reis e ao Estado, neutralizando a participação dos cidadãos nas decisões políticas. A nobreza detinha privilégios econômicos, jurídicos e sociais; sobrando ao povo, impostos e retaliações.

No campo econômico, houve a transição do feudalismo para indícios de capitalismo. Por conta do novo momento, em que as riquezas provinham das conquistas, a Europa envolveu-se em políticas mercantilistas. Com as Grandes Navegações, novas relações comerciais apareceram. Como o caminho para as rotas comerciais estava fechado pelos turcos, houve a necessidade de se procurar novas rotas. Através destas, os navegantes europeus descobriram novos continentes e, consequentemente, especiarias e mão de obra. As colonizações trouxeram riquezas para os europeus, que, movidos pela ganância e pelo poder, as capitalizaram.

No campo religioso, a Igreja Católica perdeu forças. Severamente criticada por sua doutrina autoritária na Idade Média, houve um rompimento em suas bases, ocasionando as Reformas Religiosas. Indignados pela corrupção, pelas mentiras e pelo terror aplicado, teólogos como Martinho Lutero, João Calvino e Henrique VIII, romperam com a Igreja Católica Romana, fundando suas próprias Igrejas.

Mas todas essas mudanças só se deram porque uma nova corrente de pensamento surgia na Europa: o Humanismo. Os modernistas não aceitavam a ideologia pregada na Idade Média de que o homem era apenas um servo da religião. Acreditavam que era chegada a hora de estudar sua força e o que se podia fazer com ela. Esse período ficou conhecido como o Renascimento: o homem deveria renascer e recuperar o tempo perdido, inventando, pesquisando, indagando e, consequentemente, consolidando seu papel no planeta. Houve um avanço nas ciências e nas artes. Entre os principais renascentistas estão: Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, William Shakespeare, Nicolau Maquiavel e Leonardo da Vinci.
 


Por Demercino José Silva Júnior
ARTIGOS DE "Idade Moderna"
Confira os artigos da seção Idade Moderna
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

O que é força?
Você sabia que a força é um tipo de grandeza? Revise!

..................................................

Savanas
Fique por dentro dos aspectos que marcam essa vegetação.

..................................................