Mistérios das pirâmides egípcias

Construção das pirâmides egípcias
Construção das pirâmides egípcias
PUBLICIDADE

As pirâmides egípcias são alguns dos principais pontos turísticos do mundo. Anualmente milhares de pessoas de diversas nacionalidades as visitam. Todos já devem ter se perguntado: como essas pirâmides foram construídas? Quem as construiu? Quanto tempo foi gasto na construção das pirâmides?

No Egito Antigo, as pirâmides foram construídas pelos faraós (reis egípcios que tinham o poder político, militar e religioso). Os principais objetivos de suas construções eram ostentar o poder do faraó que a construiu e servir de túmulo para ele.

As principais pirâmides egípcias são a de Quéops (2530 a.C.), Miquerinos (2471 a.C.) e Quéfren (2500 a.C.). Geralmente os nomes dados a essas construções se referem ao faraó que as construiu. A maior das pirâmides é a de Quéops, que demorou aproximadamente 25 anos para ser terminada. Na sua construção trabalharam cerca de 10 mil pessoas – esses trabalhadores assentaram mais de dois milhões de blocos de pedras (o peso de cada bloco variava entre duas e dez toneladas, sua medida original era de 140 metros de altura).

Com os dados citados acima podemos ter a noção do enorme tamanho dessas construções e da grande capacidade da engenharia e arquitetura egípcia. Como eles construíram tal empreendimento? Atualmente, sabemos através dos estudos realizados por especialistas da história egípcia que não foram os escravos que construíram as pirâmides, mas trabalhadores que recebiam um pagamento pelos serviços prestados.

Perguntamos, então: como os trabalhadores egípcios conseguiram construir pirâmides com 140 metros de altura? Como levantaram mais de dois milhões de blocos? Como as pirâmides foram construídas tendo seus vértices geometricamente alinhados com os quatro pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste)?

Durante o decorrer da história, existiram várias teorias sobre a construção das pirâmides egípcias. Uma dessas teorias propagou que essas enormes construções foram erguidas por seres alienígenas (extraterrestes). No filme ‘Stargate’ (1994), do diretor Roland Emmerich, essa teoria é bem retratada.

Alguns arqueólogos, especialistas nos estudos sobre o Egito Antigo, como Mark Lehner e Zahi Hawass, afirmam que as pirâmides não foram construídas por alienígenas. Outras teorias diziam que paralelas às pirâmides foram construídas rampas externas que facilitavam o deslocamento dos blocos, que eram puxados com cordas. Também eram utilizados troncos de árvores nas bases para facilitar o deslocamento desses blocos.

São muitas as especulações e suposições sobre o mistério da construção das pirâmides, mas a única certeza que temos é que elas foram construídas por trabalhadores, e não por escravos. Porém, os métodos e as técnicas utilizados na construção ainda têm que ser desvendados.


Por Leandro Carvalho
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................