Nazismo

O nazismo foi um movimento político-ideológico que se desenvolveu na Alemanha na primeira metade do século XX e teve como líder Adolf Hitler.

Exemplar da obra “Minha Luta”, de Adolf Hitler *
Exemplar da obra “Minha Luta”, de Adolf Hitler *
Por Cláudio Fernandes
PUBLICIDADE

O termo Nazismo provém da abreviação da palavra alemã Nationalsozialismus (Nacional Socialismo). Essa abreviação é NAZI. O nazismo, portanto, foi, a um só tempo, um movimento ideológico/político e um partido político. O nome oficial do partido nazista era Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Sua atuação começou nos anos 1920, na Alemanha, e só terminou em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Seu principal mentor e líder foi Adolf Hitler.

O nazismo apareceu como um movimento coletivista de inclinação socialista (porém sem conexão com o comunismo ou com o espartaquismo alemão) e ultranacionalista no contexto da República de Weimar, que se estruturou na Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial e as imposições do Tratado de Versalhes. A Alemanha, que havia sido derrotada na guerra, viu o II Reich (II Império) ruir em 1918 e, desde então, vivia momentos de tensão econômica e política.

Vários movimentos ideológicos, em grande parte coletivistas e de viés autoritário, apareceram nessa época. O movimento nazista, que fundou o partido que levava o mesmo nome, foi organizado por ex-combatentes da Primeira Guerra, operários, intelectuais e membros de outros setores da sociedade que pretendiam ignorar as sanções do Tratado de Versalhes, recuperar a pujança que a Alemanha tinha antes de 1914 e expandi-la pela Europa como um novo império poderoso, o III Reich.

Adolf Hitler, austríaco por nascimento, combateu na Primeira Guerra ao lado dos austríacos e alemães. Após o término desse conflito, passou a radicar-se na Alemanha e logo se integrou ao movimento nazista no ano de 1919. Suas ideias nacionalistas e seus projetos racistas, xenófobos, antissemitas e eugenistas, aliados à sua hábil retórica, logo lhe proporcionaram uma grande projeção dentro do movimento. Foi de Hitler a ideia de revestir o partido de ritos e símbolos, como a cruz suástica.

Em 1923, já líder do partido nazista, Hitler tentou o primeiro golpe político com a ajuda da milícia SA (Tropas de Assalto). Os nazistas tentaram tomar o Push em Munique, da Baviera, mas foram presos por tal ato. No tempo em que passou na prisão, Hitler aprimorou as ideias que davam corpo ao nazismo e que seriam postas em ação nos anos seguintes. Essas ideias foram publicadas no livro Mein Kampf (Minha Luta), cuja primeira edição é de 1925.

De 1925 a 1932, os nazistas articularam-se e integraram-se progressivamente com a sociedade alemã. Ao mesmo tempo em que se preparavam para as eleições de 1932, também divulgavam sua ideologia por meio de propagandas intensivas. Colocavam a culpa de grande parte das mazelas da Alemanha nos judeus, que julgavam ser uma raça inferior que degenerava a raça ariana. Aos poucos, muitos setores da sociedade aderiram ao nazismo com entusiasmo semelhante ao fervor religioso. A Propaganda nazista foi uma das armas mais eficazes para o seu crescimento na Alemanha.

Após as eleições de 1932, os nazistas representavam grande parte do parlamento alemão e pressionaram o então presidente Von Hindenburg a nomerar, em 1933, Hitler Chanceler da República. Nesse mesmo ano, Hindenburg faleceu. Hitler aproveitou a ocasião para declarar-se também presidente da Alemanha e chefe supremo das forças armadas. Esse foi o início do Estado totalitário nazista, que levou a Alemanha à Segunda Guerra e que durou até o ano de 1945, com o fim desta.

O antissemitismo, a política eugenista e o projeto de um “espaço vital” para o desenvolvimento da raça ariana tiveram como acontecimento emblemático o Holocausto, no qual foram mortas seis milhões de pessoas em campos de concentração, a maioria constituída de judeus; mas também entre elas se encontravam poloneses, comunistas, deficientes físicos e homossexuais.

*Créditos da imagem: Shutterstock e 360b


Por Cláudio Fernandes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................