O símbolo fascista

Símbolo fascista: o feixe significava a união e a obediência; a machadinha, a repressão.
Símbolo fascista: o feixe significava a união e a obediência; a machadinha, a repressão.
Por Demercino José Silva Júnior
PUBLICIDADE

Com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), a Itália mergulhou em uma grande crise econômica, consequência de sua participação na grande guerra. O desemprego assolava, acompanhado por fome, miséria e inflação. Os italianos, arrasados, buscavam uma nova forma de governo para se reerguerem. Benito Mussolini, líder fascista, aproveitou-se da situação e impôs sua ideologia, inicialmente encontrando grande apoio da massa e, por fim, instaurando uma ditadura na Itália.

A palavra “fascismo” é de origem italiana e vem de “Fasci di Combattimento” (Esquadra de Combate). “Fascio”, em italiano, significa “feixe de varas”. O símbolo fascista consistia em uma machadinha envolta por um feixe. Em Roma, na Antiguidade, o lictor (uma espécie de oficial de justiça) levava uma machadinha envolta por um feixe de varas (em latim, “fesce”) nas mãos, quando ia executar as ordens judiciais.

O feixe de varas significava união e força. As varas, unidas, ilustravam o povo italiano. A machadinha ilustrava o poder do “duce” (comandante) e a repressão. A mensagem era clara: ou os italianos se uniam e permaneciam fiéis a Mussolini, ou cabeças rolariam. Os fascistas do século XX tinham como influência o poderio do Império Romano. Queriam reviver as glórias passadas quando o Império predominou na Europa. Para isso, precisariam adotar um símbolo que remetesse disciplina e obediência. “Crer, obedecer e combater” eram os princípios da doutrina fascista.

Em 1940, Mussolini inseriu a Itália na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Três anos depois foi deposto e encarcerado na prisão de Gran Sasso, de onde fugiria no mesmo ano, ajudado por tropas alemãs. Depois, voltou para o comando do exército fascista, chefiando a República Social Italiana, nos territórios que não haviam sido ocupados pelos “aliados”. Quando a derrota italiana era iminente, em abril de 1945, tentou fugir para a Suíça. Sem sucesso, foi capturado e executado por guerrilheiros italianos. Em uma estação petrolífera, em Milão, seu corpo foi pendurado de cabeça pra baixo.
 


Por Demercino José Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................