Dia D: Operação Overlord

A Operação Overlord é o nome dado às ações militares realizadas pelas tropas aliadas no chamado Dia D, em 1944.

Tropas aliadas desembarcando nas praias da Normandia em 1944
Tropas aliadas desembarcando nas praias da Normandia em 1944
Por Cláudio Fernandes
PUBLICIDADE

A Segunda Guerra Mundial costuma, em termos didáticos, ser estudada em duas grandes fases: a 1ª, que vai da invasão nazista da Polônia, em setembro de 1939, até o ano de 1942, quando há a contraofensiva dos Estados Unidos às potências do Eixo (Japão, Itália e Alemanha) após o ataque japonês em Pearl Harbor; e a 2ª, quando é estabelecida a aliança entre URSS e as potências Ocidentais, comandadas por EUA e Reino Unido, que se estendeu até setembro de 1945. A principal campanha dessa segunda fase foi o chamado Dia D, que ocorreu em 06 de junho de 1944 e consistiu no desembarque das tropas aliadas no litoral francês, na região da Normandia. O nome da ação militar efetuada no Dia D era Operação Overlord.

Operação Overlord era o código usado pelos aliados para a sucessão de batalhas que ocorreu na região da Normandia. Além da libertação da França, a missão dos aliados implicava a libertação da Holanda e dos Países Baixos, bem como a invasão da região oeste da Alemanha. Certos grupos de elite, como a companhia de paraquedistas americanos Air Born, ainda tiveram a missão de capturar os oficiais nazistas residentes no chamado “Ninho da Águia”, um complexo de residências luxuosas construído nos Alpes.

Cerca de 1.200 aviões foram usados no desembarque dos aliados para lançar os paraquedistas para além das linhas de fogo alemãs. Centenas de aviões foram abatidos pelas baterias antiaéreas e milhares de soldados foram mortos antes de tocar o solo. Além dos aviões, mais de 5.000 embarcações foram usadas para o desembarque anfíbio das tropas nas praias de Normandia. No total, cerca de 185 mil homens entraram nos domínios nazistas nesse dia.

Entre aqueles que comandaram e coordenaram, como seus oficiais, os ataques da Operação Overlord, estavam Dwight Einsenhower, Bernard Montgomery, Bertram Ramsey, Arthur Tedder, entre outros. À medida que a resistência alemã se fragmentava, novas levas de combatentes aliados foram encaminhadas para a Europa. No ano seguinte, todos os territórios dominados pelos nazistas foram libertados. A partir disso, a guerra prosseguiria no Pacífico, até a rendição final do Japão.


Por Cláudio Fernandes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Religião viking
Que tal conhecer aspectos interessantes dessa religião?

..................................................

Estrangeirismo
Afinal, estrangeirismo é mesmo necessário? Leia o nosso artigo!

..................................................