Revolução Russa

Após a derrubada do czar os comunistas tomaram o poder na Rússia.
PUBLICIDADE


Em 1917, o mundo conheceu uma nova forma de governo que mudaria a cara da política e suas relações: o socialismo. Em 1905, a Rússia vivia uma de suas piores crises, tanto econômica quanto social. Faltava emprego, moradia, alimentação e, para piorar, o frio castigava a população. Uma parte desta, inconformada, resolveu protestar. Cantando um hino de adoração ao Czar, marcharam pacificamente até a porta do palácio de Inverno do Czar Nicolau II em São Petersburgo. Foram recebidos a tiros. Tal episódio ficou conhecido como o Domingo Sangrento e serviu para desencadear uma grande onda de protestos a favor da queda imperial.

Em 1917, uma organização contra o czarismo, conhecida por “sovietes”, tomou o poder. Este grupo era formado por bolcheviques (vermelhos) e mencheviques (brancos). Ficou decidido que os mencheviques assumiriam a direção, mas, por questões ideológicas, perderam o comando. Liderados por Vladimir Lênin e coordenados por Josef Stálin e Leon Trótsky, os bolcheviques tomaram o poder.

A revolução transformava a Rússia. Empregos foram gerados, empresas particulares estatizadas e a renda distribuída de forma satisfatória. Lênin criou as fazendas comunitárias, onde a população tirava seu sustento em troca de mão de obra. Mas, poucos meses depois, Lênin adoeceu e morreu. O comando do partido comunista foi disputado entre Stálin e Trótsky. Stálin defendia uma forma de governo mais dura, com pouca participação da população nas decisões políticas e muito trabalho. Trótsky era adepto do equilíbrio nas decisões. Defendia uma revolução permanente, disseminando a política socialista mundo afora, enquanto Stálin propunha o desenvolvimento do socialismo num só país para, depois de consolidado, disseminá-lo. Por divergências ideológicas, Stálin organizou uma frente de oposição a Trótsky, tomou o poder e ordenou sua expulsão da Rússia. Trótsky se exilou no México, de onde enviava textos discordando da forma de governo ditatorial vigente na Rússia. A mando de Stálin, foi assassinado.

A Rússia, aos poucos, ia se reerguendo, mas viveu sob as égides de um governo cruel, ditatorial e persecutório. Milhares morreram, outros milhares abandonaram o país. A Revolução Russa mudou todo o contexto político mundial. Anos mais tarde, a Rússia se tornou uma grande potência, disputando a hegemonia bélica e tecnológica com os Estados Unidos.


Por Demercino José Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Viagem no tempo
Viagens no tempo são apenas ficção ou podem ser reais?

..................................................

Polígonos
Aprenda a classificá-los a partir do número de lados.

..................................................