Romanos

Coliseu de Roma: cenário de batalhas entre gladiadores.
PUBLICIDADE

À margem do Rio Tibre, no centro da Península Itálica, surgiu a cidade de Roma. Capital do Império Romano do Ocidente, Roma contribuiu para a formação da cultura ocidental desenvolvendo a língua latina, o Direito, o Cristianismo e a concepção de República. No campo artístico, destacou-se na Literatura (Varrão, Cícero, Tito Lívio) e na Arquitetura.

A história política de Roma é dividida em três períodos: Monarquia, República e Império. No período monárquico (753 – 509 a.C.), Roma era uma pequena cidade sob influência dos etruscos. Nesse período, Roma consolidou-se como cidade, iniciando seu processo monárquico.

Na Monarquia, Roma foi governada por um rei, pelo Senado e pela Assembleia Curial. A sociedade dividia-se em patrícios (grandes proprietários de terras), clientes (homens livres), plebeus (comerciantes e artesãos) e escravos. Os patrícios, almejando controlar o poder, rebelaram-se contra o rei e instauraram uma nova política: a República (509 – 27 a.C.). 

Foi nesse período que Roma desenvolveu-se, expandindo seus territórios e se tornando uma das maiores civilizações do mundo. O poder dos patrícios aumentou e os conflitos começaram a surgir. A exploração dos plebeus tornou-se constante, gerando revoltas entre as partes. Com a expansão territorial, Roma precisava de mais trabalhadores, e, como saída, aumentou o número de escravos, pessimamente tratados. Com a situação se agravando cada vez mais, a República ruiu, dando vez ao Império (27 a.C. – 476).

Nesse período, as guerras cessaram, o que ocasionou uma redução no número de escravos. Teve-se início um período de tranquilidade, com a economia desenvolvida, já que os ex-escravos, agora livres, investiram em bens, enaltecendo o Império. Até que, no século III, Roma entrou em crise. Vasta em territórios conquistados, Roma não tinha reservas para a manutenção das conquistas. As invasões inimigas se tornaram corriqueiras, até que o Império, fragilizado, também veio a ruir.
 


Por Demercino José Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................