Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial está entre os acontecimentos mais importantes da história humana, sobretudo pela sua magnitude e capacidade de destruição.

A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945 e deixou cerca de 70 milhões de mortos, entre militares e civis
A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945 e deixou cerca de 70 milhões de mortos, entre militares e civis

A história humana é permeada de acontecimentos que transformaram radicalmente as estruturas econômica, social, política e cultural de uma época. As duas guerras mundiais, ocorridas na primeira metade do século XX, estão entre esses acontecimentos. A diferença entre essas guerras e as outras que as precederam está em fatores como: o gigantesco saldo de mortos (dezenas de milhões), o nível de destruição material e o desenvolvimento de alta tecnologia em função da guerra. Muitos historiadores veem a Primeira e a Segunda Guerra Mundial como uma única guerra, que teria sido motivada pela rivalidade entre potências ultranacionalistas que tinham interesse em expandir-se territorialmente. Entretanto, a Segunda Guerra tem algumas particularidades que a tornam bem diferente da Primeira.

Tópicos deste artigo


Antecedentes da Segunda Guerra

A Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre os anos de 1939 e 1945, foi provocada pela pretensão de expansão territorial do nazismo, isto é, pela doutrina do “Espaço Vital” desenvolvida por Adolf Hitler, à época chefe de Estado da Alemanha. Essa expansão passou a ser executada em 1º de setembro de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. Hitler conseguiu chegar ao poder máximo da Alemanha em 1933. A partir desse ano, a Alemanha passou a romper com todas as sanções do Tratado de Versalhes, assinado após o fim da Primeira Guerra, que havia, entre outras coisas, limitado drasticamente o poder das forças armadas alemãs (lembrando que a Alemanha saiu derrotada da Primeira Guerra).

Com a ocupação das esferas de poder pelos nazistas, a Alemanha passou a se tornar cada vez mais militarizada e a investir maciçamente em tecnologia bélica. O objetivo era a preparação para o domínio e submissão da Europa. Além disso, em outras regiões da Europa, como na Itália e na Espanha, nos anos 1920 e 1930, houve um crescimento vertiginoso das facções políticas totalitárias, que rapidamente chegaram ao poder em seus países e aliaram-se com a Alemanha de Hitler. O caso de Benito Mussolini e de Francisco Franco são notórios. Fora do continente europeu, alguns Estados também mostraram uma guinada totalitária, como o Império Japonês. Para maiores informações a respeito da situação do mundo pré-Segunda Guerra, acessem este texto: Antecedentes da Segunda Guerra Mundial.


Pacto Germano-Soviético: a aliança entre a Alemanha e a URSS

A despeito de sua força militar, inicialmente, a Alemanha não pôde conduzir sozinha os seus projetos. Para levar a cabo seu plano de anexação de parte do território polonês, os nazistas tiveram que firmar uma aliança com a União Soviética, comandada por Josef Stalin. Essa aliança ficou conhecida como Pacto Germano-Soviético, ou Pacto Ribbentrop-Molotov (em referência aos diplomatas que formalizaram o acordo), e tratava-se de uma “política de não agressão” entre as duas potências, que se manteriam alinhadas caso houvesse o início de uma guerra. O território polonês foi invadido pelos alemães no dia 1º de setembro de 1939, dando início à guerra, já que houve resistência da Polônia. No dia 17 de setembro, os comunistas, alinhados momentaneamente com os nazistas por meio do pacto referido anteriormente, declararam guerra à Polônia, invadindo o território desse país pela frente leste.

Ainda em 1939, a URSS deu início também à invasão da Finlândia, no mês de novembro. Essa invasão ocasionou uma guerra de proporções inesperadas para os soviéticos, que durou até março de 1940. Ao fim, os territórios polonês e finlandês foram subjugados pela coalização soviético-alemã. Em abril do mesmo ano, foi a vez da Noruega e da Dinamarca serem atacadas. As tropas alemãs conseguiram dominar os dois países em apenas um único dia, conquistando, assim, o controle estratégico militar e comercial do extremo norte da Europa.


Avanço da Guerra para a frente oeste da Europa

Em 1940, a guerra teve a sua guinada para a frente oeste da Europa. As duas principais potências europeias, França e Inglaterra, declararam guerra à Alemanha após a invasão empreendida pelas tropas nazistas contra os territórios belga e francês. Nesse mesmo ano, a Itália fascista entrou na guerra ao lado dos nazistas e ajudou a expandir a zona de conquista alemã em direção ao sul da Europa. A guerra foi encaminhada para a região dos Bálcãs e para a Grã-Bretanha, onde houve a famosa batalha aérea entre os aviões da Royal Air Force britânica e da Luftwalffe alemã.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Fim do Pacto Germano-Soviético e Operação Barbarossa

O ano de 1941 marcou o início da segunda fase da guerra. O Pacto Germano-Soviético, citado acima, havia resultado na divisão do território polonês entre URSS e Alemanha. Entretanto, ambos os países sabiam que, mais cedo ou mais tarde, teriam de se enfrentar na guerra, pois ambos tinham projetos de dominação do continente europeu, e muitos pontos de suas respectivas ideologias entravam em conflito.

Em 1941, os alemães elaboraram um plano de invasão da URSS – plano esse que seria efetuado com a mesma precisão das invasões contra os outros países, isto é, com o uso da estratégia da “guerra-relâmpago”. Esse plano ficou conhecido como “Operação Barbarossa” e contava com o maior efetivo de armas e de homens que os nazistas empregaram durante a guerra. Todavia, o que era para ser uma operação rápida tornou-se um conjunto complexo de batalhas que se desenrolaram de junho a dezembro de 1941. Os alemães não conseguiram subjugar efetivamente os soviéticos, dada a força da resistência desses últimos e a contribuição das condições naturais do leste europeu, sobretudo o rigoroso inverno russo que devastou milhares de soldados alemães.


Ataque a Pearl Harbor e entrada dos EUA na Guerra

Ainda em 1941, o Império Japonês, que também era aliado dos nazistas, atacou a base naval americana de Pearl Harbor, no oceano Pacífico. Essa ação provocou a entrada dos Estados Unidos na guerra, originando a coalizão ocidental com ingleses, franceses e, depois, outros países, como o Brasil e a própria União Soviética, que se aliaria aos países ocidentais, oportunamente, contra o bloco nazifascista. Essa coalização tornou-se célebre pelo cerco nas duas frentes, ocidental e oriental, começado no dia 06 de junho de 1944, que ficou conhecido como o Dia D. As batalhas mais decisivas no âmbito europeu da guerra ocorreram entre 1942 e 1944.


Desfecho da Segunda Guerra

Em maio de 1945, o III Reich de Hitler caiu, e seu líder cometeu suicídio junto à sua esposa. Mussolini foi capturado e morto em praça pública pela resistência italiana. À medida que os aliados avançaram pelo território que fora controlado pelos nazistas, encontravam as dezenas de campos de concentração e extermínio em que foram confinados milhões de pessoas entre judeus, poloneses, negros, deficientes físicos e mentais, entre outros.

Após a queda do nazismo, a guerra prosseguiu no Pacífico contra o Japão. Sob a justificativa de não empreender mais uma campanha por terra que vitimasse milhares de soldados, as autoridades americanas decidiram fazer um ataque aéreo maciço contra a cidade de Tóquio com bombas incendiárias, lançadas a poucos metros de distância do solo. Além disso, nos dias 6 e 9 de agosto, respectivamente, foi feito o lançamento das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, vitimando instantaneamente dezenas de milhares de pessoas.

Após esse acontecimento funesto, a guerra teve seu fim oficial em 02 de setembro de 1945, quando houve a rendição do Japão, a bordo do navio USS Missouri.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por: Cláudio Fernandes

Artigos relacionados

Adolf Hitler

Acesse o link e veja detalhes da vida de Adolf Hitler. Saiba como foi a sua juventude e veja como ele se transformou no líder do nazismo.

Anne Frank

Acesse o site e conheça mais sobre a vida de Anne Frank e seu período em que viveu escondida com a família em Amsterdã. Entenda a importância do seu diário.

Antecedentes da Segunda Guerra Mundial

Conheça os antecedentes da Segunda Guerra Mundial e entenda melhor os motivos que a deflagraram.

Antissemitismo

Saiba o que é o antissemitismo e os grandes males que esse preconceito étnico tem causado ao longo da história. Saiba de que forma isso ainda afeta a sociedade.

Ataque japonês à base de Pearl Harbor

Acesse o site e veja os motivos que levaram os japoneses a atacarem a base norte-americana de Pearl Harbor. Acompanhe as consequências desse ataque.

Batalha da França

Você sabe como foi a Batalha da França? Clique e entenda como os alemães conseguiram conquistar a França em poucas semanas de conflito.

Batalha de Berlim e a queda do Reich nazista

Saiba como foi a última grande batalha da Segunda Guerra e entenda a queda do Reich nazista na conquista de Berlim pelos soviéticos em 1945.

Batalha de Stalingrado

Saiba como e quando ocorreu a Batalha de Stalingrado e o porquê de ela ter sido tão importante no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Campos de concentração para japoneses nos EUA

Você sabia que foram construídos campos de concentração nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra? Clique aqui e entenda como isso aconteceu.

Cientistas na Segunda Guerra Mundial

Fique sabendo que importância alguns cientistas tiveram na Segunda Guerra Mundial e conheça alguns dos principais.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Acesse o link e saiba o que é Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entenda seu objetivo e veja o que diz esse importante documento.

Dia D: Operação Overlord

Fique sabendo em que consistiu a chamada Operação Overlord, levada a cabo no chamado Dia D, em 06 de junho de 1944, na Normandia, França.

Efeitos das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki

Entenda como ocorreu o lançamento das bombas atômicas e quais os efeitos sobre a população das cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Expansionismo alemão e a Conferência de Munique

Entenda o que foi a Conferência de Munique e como essa tentativa de alguns países europeus falhou ao frear o expansionismo alemão.

Fascismo

Acesse e veja as principais características do fascismo. Entenda também como Benito Mussolini chegou ao poder na Itália e conheça a Ação Integralista Brasileira.

Guerra Russo-Japonesa

Saiba mais sobre a Guerra Russo-Japonesa e entenda o que motivou esse conflito e as consequências para os dois países.

Holocausto

Clique no link e veja detalhes a respeito do Holocausto, o genocídio promovido pelos nazistas durante os anos da Segunda Guerra Mundial.

Invasão da Polônia e o Início da Segunda Guerra

Entenda como a invasão da Polônia, realizada pelos alemães em 1939, foi responsável pelo início da Segunda Guerra Mundial.

Joseph Goebbels

Conheça a vida de Joseph Goebbels, marcado na história como ministro da Propaganda da Alemanha Nazista. Saiba como foi sua atuação na revolução cultural alemã.

Marinha do Brasil

Acesse o link para saber mais detalhes da Marinha do Brasil. Entenda qual é a missão dessa força, como surgiu e sua hierarquia.

Massacre de Babi Yar

Saiba o que foi o Massacre de Babi Yar, fuzilamento que causou a morte de mais de 33 mil judeus em Kiev, na Ucrânia.

Nazismo

Saiba como se estruturou o nazismo no contexto da República de Weimar, na Alemanha, após a Primeira Guerra Mundial.

Neonazismo

Clique aqui e saiba mais sobre o neonazismo. Entenda como funciona essa ideologia e qual a sua origem histórica. Saiba como anda o neonazismo no Brasil.

O historiador Marc Bloch na Segunda Guerra Mundial

Saiba como acabou a trajetória do historiador Marc Bloch na Segunda Guerra Mundial, quando foi capturado e executado por nazistas.

Ofensiva alemã de 1943: a Batalha de Kursk

Clique aqui para saber mais sobre a maior batalha de blindados da Segunda Guerra Mundial e veja como foi a derrota que selou o destino do front oriental.

Pacto Germano-Soviético

Saiba mais sobre o Pacto Germano-Soviético (1939) que acordou políticas de não agressão entre a Alemanha e a União Soviética antes do início da Segunda Guerra Mundial.

Restauração Meiji

Entenda como ocorreu o processo de abertura e modernização da economia japonesa a partir da Restauração Meiji e da derrubada do xogunato.

Segunda Guerra Mundial na Iugoslávia

Saiba como ocorreram os confrontos da Segunda Guerra na Iugoslávia, em que croatas fascistas, sérvios monarquistas e iugoslavos comunistas lutaram entre si.

Segunda Guerra Mundial na Ásia e no Pacífico

Saiba mais sobre o cenário asiático durante a Segunda Guerra Mundial, conflito responsável pela morte de aproximadamente 60 milhões de pessoas.

Segunda Guerra Sino-Japonesa

Clique aqui e entenda o que foi a Segunda Guerra Sino-Japonesa e veja detalhes a respeito da extrema violência dos japoneses contra os chineses.

Sol Negro

Clique para saber sobre o Sol Negro. Entenda o que é esse símbolo e sua origem. Entenda sua utilização em grupos neonazistas, bem como de outros símbolos do tipo.

Tribunal de Haia

Acesse e veja detalhes sobre o Tribunal de Haia. Entenda a função dessa corte internacional, como foi criada e quais são os crimes julgados.

Ustasha e o Estado Independente da Croácia

Conheça a história do Ustasha, partido de extrema-direita da Croácia que perseguiu sérvios, judeus e ciganos entre 1941 e 1945.

Vitórias japonesas na Segunda Guerra Mundial (1941-1942)

Confira como aconteceram as vitórias japonesas na primeira fase da Segunda Guerra Mundial na Ásia.

Winston Churchill

Clique e acesse esse texto e conheça detalhes sobre a vida de Winston Churchill. Saiba como foi sua carreira militar e qual a sua importância política.