Trabalho e sociedade nas questões do Enem

É recorrente o aparecimento do tema da relação entre trabalho e sociedade nas questões do Enem. É preciso ficar atento ao modo como as questões são construídas.

Os temas relacionados a trabalho e organização social são bastante abordados no Enem *
Os temas relacionados a trabalho e organização social são bastante abordados no Enem *
Por Cláudio Fernandes
PUBLICIDADE

O Enem elabora muitas de suas questões do grupo de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” seguindo um eixo temático geral, que pode atravessar as quatro matérias desse grupo (história, sociologia, filosofia e geografia). Esse eixo geralmente está associado a uma das categorias discutidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs. Uma dessas categorias é a do trabalho. O trabalho, ou as relações de trabalho, é um fenômeno que está presente na vida humana desde as primeiras civilizações, então, é um tema que pode ser abordado tanto em questões sobre civilização romana quanto sobre Revolução Industrial, Brasil República etc.

Esse tema do trabalho traz consigo, necessariamente, outros temas correlatos, como a sociedade, ou organização social (diferenças e desigualdades entre classes sociais), cidadania, produção fabril, exploração, trabalho escravo etc. Desse modo, as possibilidades de se formular questões sobre isso são inúmeras. Vejamos dois exemplos, ambos do Caderno 1, cor azul, do Enem de 2015.

Questão 06 do ENEM de 2015, Caderno Azul, número 1
Questão 06 do ENEM de 2015, Caderno Azul, número 1

Essa questão apresenta um texto que analisa e critica a questão da flexibilização do tempo da jornada de trabalho, proporcionada pelos “modernos meios de comunicação”. A crítica tem como ponto central a questão da ligação quase que diuturna do trabalhador à empresa e o processo de apagamento das diferenças entre o espaço do trabalho e o espaço do lar (do descanso, convívio familiar etc). A alternativa correta, nesse caso, é a letra A.

Vejamos o segundo exemplo:

Questão de número 38 do ENEM de 2015, Caderno Azul, nº 1
Questão de número 38 do ENEM de 2015, Caderno Azul, nº 1

Essa questão, em dada medida, complementa o problema da questão anterior que apresentamos. O texto citado na questão é do historiador inglês Edward Palmer Thompson, um dos principais pesquisadores da formação da classe operária inglesa em decorrência da Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII. Repare que Thompson aponta um problema central da relação trabalho/sociedade, das formas de sociabilidade e de experiência que as jornadas e os modos de trabalho nas fábricas transformaram radicalmente após a Revolução Industrial. A questão pede para o candidato assinalar a alternativa que indique um argumento contrário à transformação promovida pela referida Revolução. A alternativa correta, pela explicação já apresentada, é a letra C.

* Créditos da imagem: shutterstock e seyephoto


Por Cláudio Fernandes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Religião viking
Que tal conhecer aspectos interessantes dessa religião?

..................................................

Estrangeirismo
Afinal, estrangeirismo é mesmo necessário? Leia o nosso artigo!

..................................................