Web 2.0

PUBLICIDADE

Web 2.0

É inegável a afirmação de que a internet, um dos principais meios de comunicação da atualidade, modificou muita coisa nas nossas vidas. Quem poderia pensar em décadas atrás que seríamos capazes de realizar, com tamanha facilidade, videoconferências com pessoas em outros países, por exemplo? Que a internet evoluiu, não temos dúvidas.

A Web 2.0 é uma das marcas dessa evolução. Segundo o criador do termo, Tim O’Reilly, Web 2.0 é “a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma”. Segundo essa nova visão, a internet é formada e estruturada por meio da inteligência coletiva, ou seja, são os próprios usuários que fazem, modificam, usam e avaliam o conteúdo dessa plataforma.

Esse conceito pode parecer meio complexo para alguns, porém quando vemos suas aplicações, o mesmo se torna mais fácil de ser compreendido. Um dos principais exemplos de aplicação da Web 2.0 é a Wikipédia, uma enciclopédia livre, na qual criar, modificar, utilizar e avaliar seus conteúdos são funções exclusivas dos usuários. Outro exemplo de aplicação do conceito é o site de compartilhamento de vídeos You tube, no qual são os próprios usuários que fazem ou produzem seu conteúdo, ou seja, os vídeos.

Para os críticos, toda essa história de Web 2.0 não passa de um rótulo, uma verdadeira jogada de marketing. Segundo eles, a internet não evoluiu a tal ponto de “sair de 1.0 para 2.0”, uma vez que a forma de ser obter lucro continua sendo a publicidade.

Veja links relacionados:

Web 2.0 BR – Diversos conceitos sobre a Web 2.0.

Lista 2.0 BR – Lista com muitos sites baseados nos conceitos da Web 2.0.


Por Tiago Dantas
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................