Aplicativos para estudar inglês

Existem muitos aplicativos para estudar inglês que você pode baixar em seu celular. Eles são extremamente úteis para a aquisição das regras gramaticais e fluência.

Os aplicativos de celular podem ajudar muito no estudo de língua inglesa
Os aplicativos de celular podem ajudar muito no estudo de língua inglesa
PUBLICIDADE

É inegável que atualmente contamos com diferentes ferramentas que nos dão acesso à língua inglesa. Entre essas ferramentas, estão inseridos os aplicativos. As famosas “Apps” para celular ou tablet estão fazendo a cabeça das pessoas, que estão sempre antenadas nas últimas tendências para esse ramo. Quem deseja aprender a língua inglesa e busca fluência deve conferir os aplicativos feitos para estudar inglês. Use a tecnologia que você já possui e gosta a seu favor, pois o uso do celular para aprender um novo idioma está cada vez mais recorrente entre as pessoas que desejam adquirir uma segunda língua, mas não têm tempo para fazer um curso.

Listamos cinco aplicativos para celular ou tablet que são muito eficazes, divertidos e interativos – alguns são até mesmo gratuitos. Se você é uma pessoa que não tem tempo para se dedicar a aulas de inglês, ir a cursos etc., mas, por algum motivo, precisa aprender o idioma, esses aplicativos poderão ajudá-lo a alcançar seu objetivo.

Veja nossa lista abaixo, acompanhe a descrição de cada aplicativo e escolha aquele que melhor se enquadra ao seu estilo e necessidade. Confira!

Esse aplicativo é muito bom para quem quer aprender novos idiomas. Sua estrutura é composta por vários níveis e etapas, além de áreas temáticas, diálogos, exemplos, exercícios etc. É uma ferramenta bastante interessante e útil para quem busca esse aprendizado.

O aplicativo Babbel começa ensinando palavras em inglês e pedindo para ligá-las com as palavras respectivas em português. Depois de um tempo, ele oferece diálogos para que você complete com as palavras que aprendeu anteriormente. Assim, você pratica a compreensão, a escrita e o áudio simultaneamente. Em determinado ponto do estudo, esse aplicativo passa a ser pago, mas grande parte de seu conteúdo é gratuito. Está disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS, iPhone).

Se você realmente deseja aprender inglês, mas não tem muita disciplina para estudar sozinho, esse aplicativo é para você! O Duolingo possui uma espécie de “Personal Trainer” que irá guiá-lo e organizar todo o seu estudo. Uma vez estipuladas suas metas, seu “personal” irá orientá-lo e avisá-lo sobre todo o seu andamento no decorrer do curso, ou seja, ele avisará caso você tenha alguma tarefa pendente, se estiver atrasado, se estiver no horário de estudar etc. À medida que você vai subindo de nível, a dificuldade das atividades também evolui, permitindo, em certa hora, até mesmo que você escreva e traduza artigos.

Esse aplicativo está entre os principais recursos de estudos de línguas on-line de todo o mundo, além de ser também um dos mais baixados na área da educação. Atualmente, ele possui mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo. Está disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS, iPhone).

Esse aplicativo é muito bom para quem está começando a aprender o idioma. Seus níveis iniciais são bem básicos e mostram várias vezes as mesmas sentenças e palavras, fazendo com que você ouça, veja a escrita e escreva as palavras que está aprendendo. Um dos principais atrativos desse aplicativo é, com certeza, a interatividade que ele possibilita aos usuários com falantes nativos nos idiomas ensinados. Diferentemente do Babbel, ele não apresenta boas opções na versão gratuita. Todavia, se você está realmente disposto a aprender um novo idioma, vale a pena pagar um preço para um ótimo aprendizado e, ainda, a possibilidade de aprender com nativos.

Assim como os demais, esse aplicativo ilustra os exemplos com áudio e imagens para facilitar o aprendizado de iniciantes. Está disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS, iPhone).

Para quem já possui algum conhecimento na língua inglesa, esse aplicativo é excelente. Apesar de também possuir a categoria para iniciantes, são os níveis avançados os mais atrativos. São dados inúmeros exemplos e situações repletas de novas expressões que nos desafiam a pronunciá-las! Este é o objetivo maior desse app: melhorar a pronúncia de quem está buscando aprender inglês. Diferentemente dos demais aplicativos citados, o Speak English possui o ensino apenas da língua inglesa, o que o torna realmente bem orientado e direcionado para esse idioma.

Para iniciantes, esse aplicativo também é recomendado, já que ele mostra como pronunciar corretamente as palavras em inglês. Está disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS, iPhone).

O aplicativo LinguaLeo é um dos mais divertidos para aprender inglês. Trata-se de um app incrivelmente eficaz e contagiante. A maneira como ele vai apresentando o conteúdo, fazendo com que você veja seus erros e acertos, é muito interessante. Logo de início, é feita uma triagem para avaliar o nível de compreensão, gramática, vocabulário e escrita. Com base nas respostas, planos de estudos são montados para que a aprendizagem ocorra a partir daquilo que não se domina.

Você terá um perfil, como em um videogame, e, a cada etapa vencida, adquirirá pontos e os níveis de dificuldade serão aumentados. É realmente uma forma de aprender inglês brincando. Indicado também para crianças, ele está disponível no Google Play (Android) e na App Store (iOS, iPhone).

O objetivo deste texto é mostrar que é possível, sim, estudar e adquirir conhecimento em inglês por meio de aplicativos em celulares ou tablets. A diferença entre quem consegue aprender um novo idioma utilizando esses recursos de quem não consegue é a dedicação, disciplina, regularidade e organização ao estudar para obter fluência no inglês ou em qualquer outro idioma.


Por Janaína Pereira Mourão
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Anuros
E aí, já ouviu falar sobre esses animais? Nosso portal explica!

..................................................

Dica de Matemática
Descubra as propriedades da desigualdade nas inequações.

..................................................