Como interpretar músicas em inglês no Enem

Saber interpretar músicas em inglês no Enem pode ser um grande diferencial para o bom desempenho no exame.

As provas de inglês do Enem, comumente, trazem questões que envolvem a interpretação de músicas
As provas de inglês do Enem, comumente, trazem questões que envolvem a interpretação de músicas
Por Janaína Pereira Mourão
PUBLICIDADE

Colocar questões com músicas já é uma constante nas provas do Enem. Nas quatro últimas provas aplicadas, três delas apresentaram letras de músicas para serem interpretadas. Em geral, as músicas escolhidas traziam alguma mensagem, crítica ou denúncia em seu conteúdo. Geralmente, é solicitado ao aluno que faça uma leitura da música do ponto de vista do autor em relação a alguma questão proposta pelo avaliador.

Nesses casos, é importante que o aluno esteja atualizado com os acontecimentos ao seu redor. O aluno atualizado consegue fazer conexões entre o momento histórico das canções e o atual e sabe identificar o que realmente importa e o que está sendo colocado apenas para confundi-lo.

O aluno precisa ficar atento, principalmente, ao que lhe é solicitado pelo enunciado. A maioria das pessoas que fazem o Enem reclama do fato de as alternativas possuírem quase as mesmas respostas, mas isso é um equívoco. Se olharmos bem, as alternativas que não são verdadeiras destoam bastante da alternativa que contém a resposta correta. O que é necessário nessa hora é um olhar observador e uma boa interpretação.

Veja um exemplo de uma questão com música que foi colocada na prova do Enem do ano de 2014:

Vejamos: o nome da música já sugere algo, “Masters of War” (Mestres da guerra). O cantor também nos dá a direção de alguma linha de pensamento, já que viveu em um período turbulento e de guerras, como a Guerra Fria, o que provavelmente foi um dos motivos que o levaram a escrever essa música.

Lembre-se de que não é porque se trata de uma prova de inglês que o aluno deve despir-se de todas as demais características e fatos que giram em torno da história. Na verdade, o aluno deve fazer uma ligação com todas as informações que lhe são dadas tanto no enunciado quanto no contexto das músicas e de seus autores.

Nessa questão, é solicitado ao candidato que identifique contra quem ou o que se direcionam os protestos feitos na canção. O aluno que já fez uma pré-análise do contexto histórico vivido por Bob Dylan talvez já tenha uma direção do que pode ser a principal causa de seu descontentamento. O seu alvo é contra o sistema, pois ele é enfático ao dizer:

Come you masters of war
You that build all the guns

You that build the death planes
You that build the big bombs
You that hide behind walls
You that hide behind desks

Venham seus mestres da guerra
Vocês que constroem todas as armas
Vocês que constroem os aviões mortais
Vocês que constroem as bombas grandes
Vocês que se escondem atrás de paredes
Vocês que se escondem atrás de mesas

You that never done nothin'
But build to destroy
You play with my world
Like it's your little toy
You put a gun in my hand
And you hide from my eyes
And you turn and run farther
When the fast bullets fly

Vocês que nunca fizeram nada
A não ser construir para destruir
Vocês brincam com meu mundo
Como se ele fosse seu brinquedinho
Vocês põem uma arma na minha mão
E se escondem dos meus olhos
E se viram e correm para longe
Quando as balas rápidas voam

Bob Dylan denuncia que os “grandes” por trás do sistema, os donos e controladores do poder, fazem o que bem entendem com o mundo, manipulando as pessoas, levando os jovens para lutar uma guerra vã, fazendo com que acreditem que estão fazendo o melhor, lutando por eles, morrendo enquanto eles se enriquecem em segurança.

Mesmo em uma prova de inglês, é necessário fazer todas as interpretações que uma letra de música crítica como essa exige. O aluno precisa ter familiaridade com a língua inglesa para conseguir chegar à conclusão correta. Uma dica para os candidatos ao Enem é que pesquisem sobre músicas de cunho crítico, que fazem alguma denúncia social, como as que foram feitas em tempos de lutas e guerras. Havendo mais familiaridade com esse tipo de texto, você pode ter mais facilidade com a interpretação!

Não se esqueça de que o bom desempenho depende de você! Bons estudos e boa prova!


Por Janaína Pereira Mourão
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................