Dicas de inglês para o Enem

Preparamos algumas dicas de inglês para o Enem que servirão como um combustível aos seus estudos a fim de que você melhore seu desempenho.

Algumas dicas de inglês podem melhorar bastante o seu desempenho para o Exame Nacional do Ensino Médio
Algumas dicas de inglês podem melhorar bastante o seu desempenho para o Exame Nacional do Ensino Médio
PUBLICIDADE

Com a aproximação das provas do Enem, muitos estudantes saem pesquisando tudo que possa ajudá-los a conseguirem uma boa pontuação no exame. Porém, é necessário ressaltar que, assim como aprender inglês não é um passe de mágica, tirar nota boa no Enem também não é. Para isso, é preciso estudo e dedicação! Existem, todavia, caminhos que podem direcionar melhor os estudos, ajudando a tirar alguns obstáculos em prol da conquista de um alvo maior, que é alcançar a média para cada curso.

Listamos algumas dicas que podem levar seus estudos por um caminho de maior fluidez e clareza para que você alcance a tão sonhada classificação. Confira:

  • Pratique seu inglês sempre!

Não é possível se sair bem na prova do Enem deixando para estudar em cima da hora. Estudar inglês apenas quando tiver prova ou intensificar quando já estiver chegando não vai lhe garantir um bom resultado. É necessário praticar o inglês sempre!

Por que o estudo frequente desse idioma é tão importante para as provas de vestibulares e Enem? Mesmo que não houvesse nenhum motivo especial, o fato de estudarmos o que aprendemos por si só já nos traz benefícios, pois é como se estivéssemos nos alimentando do conteúdo adquirido, mantendo-nos em forma. Mais do que isso, as provas de vestibulares e principalmente do Enem agora estão cada vez mais contextualizadas e exigem dos estudantes que dominem o idioma e que saibam fazer conexões entre o inglês e os temas abordados. Por isso, pratique o que você aprende e mantenha seu inglês sempre em dia!

  • Saiba identificar o gênero textual de cada questão

Geralmente, nas provas do Enem, o aluno depara-se com charges, trechos de crônicas, poemas, letras de músicas, citações científicas, entre outros. O aluno deve conhecer os gêneros textuais para saber identificá-los, pois isso lhe ajudará ainda mais com a interpretação. Faça uma leitura observadora!

  • Identifique a moral da história

Do que se trata o texto? Do que ele está falando? É algo sobre o meio ambiente? Economia? Sim! Qualquer um desses temas pode cair na prova de inglês, por isso, é importante saber reconhecer a ideia central do texto logo de primeira, isto é, assim que fizer a primeira leitura, já conseguir identificar do que se trata o texto. Identificar a moral da história vai fazer com que você fuja de pegas e consiga eliminar as alternativas que não estão ligadas ao tema principal.

  • Seja um bom leitor!

Quem opta pela prova de inglês no Enem deve ser um bom leitor! As questões do Enem não são simples questionários a respeito de um texto ou frase, vão muito além disso. Existem questões de cunho moral e social, em que a resposta certa, inclusive, pode ir contra ao que você acredita. O importante é observar a pergunta e saber interpretá-la. Por isso é tão importante ler jornais e revistas da língua inglesa. Assim o aluno fica por dentro do assunto e ainda se familiariza com a estrutura das ideias e frases usadas em textos de inglês.

  • Atualize-se sempre!

O mais importante no estudo para um vestibular ou Enem é manter-se sempre atualizado. As provas estão interligadas em dois sentidos, conteúdo e atualidade, respectivamente. Ao analisarmos as provas, notamos que o conteúdo de cada disciplina não está solto nas questões, mas, sim, inserido em um contexto específico utilizado para desenvolver a questão. Por isso, é prioridade ficar por dentro dos acontecimentos do país e do mundo. Leia revistas, jornais, assista a jornais, tanto nacionais como internacionais, pesquise na internet, enfim, tome providências para deixá-lo cada dia mais por dentro dos temas que estão em alta na sociedade, pois, além de cair na prova de língua estrangeira, também cairão nas demais disciplinas.


Por Janaína Pereira Mourão
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Renda Per Capita
Saiba como esse indicador de desenvolvimento é calculado.

..................................................

Química
Três formas de expressar o coeficiente de solubilidade.

..................................................