Dicas para aprender inglês

Algumas dicas para aprender inglês podem auxiliar o aluno a obter maior êxito com os seus objetivos.

Algumas dicas de inglês podem auxiliar os seus estudos
Algumas dicas de inglês podem auxiliar os seus estudos
Por Janaína Pereira Mourão
PUBLICIDADE

Muitas pessoas desejam aprender um novo idioma sem muito trabalho, esperando que a proficiência ocorra instantaneamente. Porém, aprender uma língua estrangeira não acontece em um passo de mágica, pois, assim como quase tudo em nossa vida, é necessário esforço e dedicação para a aquisição de uma segunda língua.

A primeira coisa que se deve ter em mente é que, assim como somos seres humanos diferentes uns dos outros, também possuímos diferentes modos de aquisição de um conteúdo. Por esse motivo, é necessário que cada pessoa conheça seu ponto forte no aprendizado da nova língua para que possa usá-lo a seu favor nos estudos.

A seguir listamos algumas dicas de como aprender e estudar inglês, de modo que você consiga ver resultados satisfatórios. É importante que você encontre sua melhor forma de aprendizagem porque nem sempre o que funciona para um vai funcionar para outro. Bons estudos!!!

Dicas para aprender inglês

1. Motivação!

Estabeleça sua motivação, isto é, o que o motiva a aprender um novo idioma? Por que é tão importante para você? A motivação é importante para que você tenha ânimo e forças para todos os dias separar um horário para estudar e aprender mais sobre esse idioma. Não desanime NUNCA!

2. Depende de você!

Só depende de você! O que muitos alunos não sabem é que o aprendizado depende 90% deles mesmos! O professor é o guia, ele o orienta, mas é você quem deve andar. O seu desempenho depende da sua vontade e esforço, e ninguém pode aprender por você, pois essa tarefa é sua! Seja seu maior torcedor, empenhe-se nas atividades propostas e vá além do que lhe pedem!

3. Tenha objetivos!

Para tudo você precisa estabelecer objetivos e, com os estudos, não é diferente! É muito importante para o aluno de qualquer nível estabelecer suas metas. De outro modo, para que estudar? Qual é o propósito de estudar para chegar a lugar nenhum? Em função de que você estuda? Buscando o quê? Para chegar aonde? Objetivos devem, obrigatoriamente, fazer parte dos seus estudos, pois eles são os responsáveis pela sua caminhada rumo à fluência em uma língua estrangeira. Sem metas a serem estabelecidas e cumpridas, seu estudo ficará sem função e obsoleto!

4. Tenha horários para o estudo!

Assim como os objetivos, o horário também é de suma importância! Seu cérebro precisa saber que todos os dias você tem um horário estabelecido para aprender inglês. Quando estamos praticando um exercício físico periodicamente, somos orientados a executá-los sempre no mesmo horário. Com os estudos, não é diferente, pois precisamos, sim, estabelecer horários para dar maior seriedade ao processo de aprendizagem. Quando você tem um compromisso com hora marcada, você não chega atrasado. Assim deve ser com o estudo de inglês, estabeleça um horário e siga-o!

5. Viva a língua inglesa!

Estudar pode ser algo prazeroso se seu método assim também o for. No estudo da língua inglesa, não basta somente se sentar duas ou três vezes na semana, ler, fazer as atividades, falar um pouco com os professores e alunos e pronto. Se o seu estudo resume-se a isso, pode ter certeza de que sua fluência está bem longe! Você precisa viver a língua inglesa, mergulhar nela como se ela fosse sua própria língua! Isso mesmo! Leia, ouça, fale! Faça tudo em inglês! Leia em voz alta, escute nativos e converse sem parar! Converse com seu gato, com seu cachorro, com seu espelho, com seu guarda-roupa, enfim, não tenha vergonha de falar, apenas fale! O melhor jeito de aprender uma segunda língua ainda é praticando!

6. Varie o método de estudo!

Até encontrar o método que seja melhor para o seu aprendizado, use todos! Existem vários modos de aprendizagem de inglês, e um deles é o melhor para você. Se você já tiver familiaridade com os métodos e já saber qual deles é o melhor para a sua forma de aprender, ótimo! Caso você ainda não saiba, faça o teste e abuse de todos os recursos disponíveis para tal! Observe como você se sente mais à vontade ao estudar, se é sentado, deitado, ouvindo música, em silêncio etc. Seguindo as características que mais combinam com você, um ambiente agradável e propício para o estudo será formado e você terá muito mais liberdade para explorar a língua inglesa.

Vale ressaltar que essas dicas são apenas uma direção para auxiliá-lo(a) em seus estudos. O mais importante é saber que ninguém começa a falar outra língua da noite para o dia e que um esforço sempre será necessário para alcançar o tão sonhado inglês fluente!


Por Janaína Pereira Mourão
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................