Estatística

A estatística possui várias aplicações e está dividida em três áreas: estatística descritiva, estatística inferencial e probabilística.

PUBLICIDADE

A Estatística se divide em três áreas: Estatística Descritiva, Estatística Inferencial  e Probabilística. A Estatística Descritiva preocupa-se em descrever e sumariar os dados obtidos numa pesquisa. A inferencial, que está fundamentada na teoria das probabilidades, se preocupa com a análise dos dados e sua interpretação. Praticamente todas as áreas do conhecimento fazem uso da estatística para explicar fenômenos observados em uma pesquisa e compreender o objeto de estudo. Qualquer pesquisa realizada precisa utilizar os conceitos estatísticos para se obter uma conclusão do que foi abordado.
 

No estudo da estatística é fundamental compreender os conceitos de: População, Amostra, Variável, Tipos de variável, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão, Séries Estatísticas e Tipos de Gráficos.
 

No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é responsável pela realização de estudos estatísticos em diversas áreas, tanto social como econômica, analisando os dados para que os recursos do Governo sejam aplicados de acordo com as necessidades apontadas pelas observações realizadas.
 


Por Marcelo Rigonatto
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Terremotos: Brasil
Pode ocorrer terremotos no Brasil? Resolva essa dúvida!

..................................................

Radioterapia
A utilidade da radioterapia no tratamento de doenças. Saiba!

..................................................