Quadrados

Quadrados são quadriláteros cujos lados e ângulos são congruentes. Herdam características dos polígonos, paralelogramos e outros quadriláteros.

Quadrado: figura geométrica com quatro lados congruentes e ângulos de 90°
Quadrado: figura geométrica com quatro lados congruentes e ângulos de 90°
Por Luiz Paulo Moreira Silva
PUBLICIDADE

Os quadrados são polígonos que possuem apenas quatro lados, que são iguais, e quatro ângulos de 90°. Sendo assim, os quadrados possuem todos os elementos de um polígono, a saber:

  • Lados: são os segmentos de reta do contorno de um polígono e encontram-se apenas em suas extremidades.

  • Vértices: são os pontos de encontro entre os lados;

  • Ângulos internos: são os ângulos no interior do polígono entre dois lados adjacentes. No caso do quadrado, todos eles medem 90°;

  • Ângulos externos: são os ângulos formados entre o prolongamento de um lado e o lado adjacente a esse prolongamento na parte exterior do polígono. Nos quadrados, esses ângulos também medem 90°;

  • Diagonais: segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono. O quadrado possui apenas duas diagonais.

Quadrados são polígonos convexos e regulares

Um polígono convexo possui a seguinte propriedade: o segmento de reta que possui dois pontos dentro do polígono estará inteiramente no interior desse polígono. Já os polígonos regulares são aqueles que possuem lados e ângulos congruentes. Os quadrados são convexos e regulares.

As propriedades que obtemos dessas duas definições são as seguintes:

  • A soma dos ângulos internos de um quadrado é 360°;

  • A soma dos ângulos externos de qualquer polígono (portanto, também dos quadrados) é 360°.

Quadrados são paralelogramos

Paralelogramo é um quadrilátero que possui lados opostos paralelos. Esse é o caso do quadrado. Por ser paralelogramo, o quadrado herda as seguintes propriedades:

  • Todo paralelogramo possui lados opostos paralelos e congruentes.

  • Todo paralelogramo possui ângulos opostos congruentes.

  • Em todo paralelogramo, as diagonais cruzam-se em seus pontos médios.

Quadrados são retângulos e losangos

Retângulo é um quadrilátero que possui quatro ângulos iguais a 90°. Como essa afirmação faz parte da definição de quadrado, então, os quadrados também são retângulos. Observe apenas que todo quadrado é um retângulo porque todo quadrado possui ângulos de 90°, mas nem todo retângulo é um quadrado porque nem todo retângulo possui todos os lados iguais.

Losango é um quadrilátero que possui todos os lados iguais. Como essa é justamente parte da definição de quadrado, então, os quadrados também são losangos. Observe também que todo quadrado é losango, pois todo quadrado possui todos os lados iguais, mas nem todo losango é quadrado, pois nem todo losango possui ângulos de 90°.

Assim, um losango que possui ângulos de 90° é também um quadrado, e um retângulo cujos lados possuem todos a mesma medida é também um quadrado. As propriedades que os quadrados herdam dos losangos e retângulos podem ser resumidas em:

Todo quadrado possui diagonais perpendiculares e congruentes.


Por Luiz Paulo Moreira Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................