Simplificação de frações

Simplificação de frações é o nome dado ao processo usado para encontrar uma fração equivalente que tem numerador e denominador menores que os iniciais.

Uma fração madura da maçã verde
Uma fração madura da maçã verde
Por Luiz Paulo Moreira Silva
PUBLICIDADE

As frações equivalentes são frações diferentes que representam o mesmo número racional. Também podemos dizer que essas frações possuem o mesmo valor. Simplificar uma fração é encontrar uma fração equivalente a ela cujo numerador e denominador sejam números menores que os originais. Para fazer isso, é importante saber como encontrar frações equivalentes e, por isso, elas serão brevemente discutidas a seguir.

Frações equivalentes

Frações que possuem o mesmo valor podem ser encontradas multiplicando ou dividindo numerador e denominador pelo mesmo número. Observe o exemplo abaixo.

1 = 2 = 4 = 0,5
2    4    8        

A segunda fração acima pode ser encontrada multiplicando-se numerador e denominador da primeira por 2. A terceira fração pode ser encontrada multiplicando numerador e denominador da primeira por 4. Todas elas tem resultado igual a 0,5.

Simplificação de frações

Simplificar uma fração é encontrar uma fração equivalente a ela utilizando o processo da divisão. Por exemplo, observe a simplificação da seguinte fração:

100 :2 = 50
 200 :2   100

Observe que, mesmo já tendo sido simplificada, ainda é possível simplificá-la novamente. Podemos repetir o processo de simplificação até encontrar uma fração que não pode mais ser simplificada. Essa última ganha o nome de fração irredutível. Ainda no exemplo anterior, teremos:

100 :2 =  50  :10 =  5 :5 = 1
200 :2    100 :10    10 :5   2

Observe que o número que divide o numerador e o denominador obrigatoriamente tem que ser o mesmo. Entretanto, não é necessário que as divisões sejam pelo menor número, como no mínimo múltiplo comum. Aliás, quanto maior for esse número, mais rápido a fração irredutível será encontrada.

Portanto, em resumo, simplificar frações é o processo de dividir numerador e denominador pelo mesmo fator a fim de encontrar uma fração equivalente formada por números inteiros menores que os iniciais.

Exemplos:

1 – Simplifique a fração 144/720

Solução: As frações podem ser simplificadas por qualquer número, desde que esse número seja divisor do numerador e do denominador simultaneamente. Entretanto, nem sempre é fácil encontrar um número que resolva o problema em apenas uma divisão. Por isso, sugerimos que a simplificação seja feita passo a passo, escolhendo os números em que se tenha certeza da divisibilidade simultânea. Observe.

144:2 =  72 :2 =  36 :2 = 18:2 =  9 :3 =  3 :3 = 1
720:2    360:2    180:2    90:2     45:3    15:3    5

2 – Qual a fração irredutível equivalente a 30/120

A fração irredutível é encontrada simplificando a fração em questão até que ela não possa mais ser simplificada. Observe que numerador e denominador terminam em 0, o que significa que ambos são divisíveis por 10. Logo:

 30 :10 =  3 :3 = 1
120:10    12:3    4


Por Luiz Paulo Moreira Silva
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................