Teorema de Tales

O teorema de Tales é aplicado na geometria plana e demonstra que há proporcionalidade em um feixe de retas paralelas cortadas por retas transversais a elas. Ele foi demonstrado pelo matemático Tales de Mileto, que provou essa proporcionalidade entre os segmentos de reta formados entre retas paralelas e retas transversais. A partir dessa relação de proporção, é possível descobrir o valor desses segmentos, tornando o teorema de Tales uma ferramenta importante para o cálculo de medidas.

Segmentos proporcionais de acordo com o teorema de Tales
O teorema de Tales é uma ferramenta muito utilizada na geometria plana.

Tópicos deste artigo

Enunciado do teorema de Tales

O teorema de Tales foi desenvolvido pelo matemático Tales de Mileto e pode ser aplicado a diversas situações da geometria. Ele é utilizado para auxiliar no encontro de medidas desconhecidas. O enunciado do teorema de Tales diz o seguinte:

Dado um feixe de retas paralelas, há segmentos proporcionais sobre duas ou mais retas transversais.

As retas r1 r2 e  r3 são paralelas, e as retas t1 e  t2  são transversais. Então, pelo teorema de Tales, temos que:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se resolve o teorema de Tales?

Utilizamos o teorema de Tales para encontrar valores desconhecidos quando existem retas paralelas e retas transversais com segmentos proporcionais. Para isso, é necessário conhecer a medida de pelo menos três segmentos de reta. Vamos analisar um exemplo em que é possível utilizar o teorema de Tales para encontrar a medida de um dos segmentos.

Exemplo 1:

Para encontrar o valor de x, é necessário montar as proporções. Sabemos que o segmento formado pelos pontos A e B está para o segmento formado pelos pontos B e C, assim como o segmento formado pelos pontos A’ e B’ está para o segmento formado pelos pontos B’ e C’.

Exemplo 2:

Encontre o valor de y sabendo que AC = 10 cm.

Sabemos que AC está para BC, assim como A’C’ está para B’C’. Note que o comprimento do segmento A’C’ é 4 + 6 = 10 cm. Montando a proporção, chegamos a:

Veja também: Ponto de intersecção entre duas retas concorrentes

Teorema de Tales em triângulos

Uma aplicação interessante para o teorema de Tales é o seu uso em triângulos. Quando traçamos segmentos proporcionais à base do triângulo, estamos, na verdade, construindo um triângulo menor semelhante ao triângulo maior. Como eles são semelhantes, consequentemente os lados são proporcionais, o que torna o teorema de Tales uma ferramenta importante para encontrar o comprimento do lado desses triângulos.

Exemplo 1:

Triângulo com segmento proporcionais

Sabendo que o segmento DE é paralelo a AB, encontre o valor de x.

Aplicando o teorema de Tales, temos que:

Veja também: Quais são as condições de existência de um triângulo?

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Fuvest — adaptada) Três terrenos têm frente para a rua A e para a rua B, como na figura. As divisas laterais são perpendiculares à rua A. Qual a medida de x, y e z em metros, respectivamente, sabendo que a frente total para essa rua tem 180 m?

A) 90, 60 e 30.

B) 80, 60 e 40.

C) 40, 60 e 90.

D) 20, 30 e 40.

Resolução

Alternativa B.

O comprimento da frente dos terrenos (x + y + z) é igual a 180 m, e o comprimento na rua A é igual a 40 + 30 + 20 = 90 m.

Aplicando o teorema de Tales, temos que:

Utilizando o mesmo raciocínio, vamos encontrar o valor de y e de z:

Questão 2 – Na figura a seguir, as retas r, s e t são paralelas.

Retas paralelas cortadas por duas transversais para aplicação do teorema de Tales

O valor de x, em metros, é:

A) 1,5.

B) 2,0.

C) 2,5.

D) 3,0.

E) 4,5.

Resolução

Alternativa C.

Aplicando o teorema de Tales, temos que:

Por: Raul Rodrigues de Oliveira

Artigos relacionados

Cinco conteúdos de Matemática para ter sucesso no Enem

Obtenha sucesso no Enem conferindo os cinco conteúdos de Matemática mais recorrentes no exame!

Classificação de triângulos

Os triângulos estão presentes na nossa realidade. Será que é possível realizar a classificação de triângulos?

Feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal

Clique e descubra o que é um feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal e aprenda as principais propriedades dessa construção.

Grandezas diretamente proporcionais

Aprenda o que são grandezas diretamente proporcionais e a utilizar a proporção entre essas grandezas para encontrar valores desconhecidos.

Grandezas inversamente proporcionais

Aprenda o que são grandezas inversamente proporcionais e a reconhecer as grandezas que se relacionam de forma inversamente proporcional.

O Conceito de Razão

Para obter uma razão é necessário relacionar dois números. Clique e entenda!

Posições relativas entre duas retas

Clique para aprender as posições relativas entre duas retas e entenda a sua dependência com o número de interações entre essas figuras.

Posições relativas entre reta e plano

Conheça as posições relativas entre plano e reta, isto é, o que é plano e reta paralelos, plano que contém uma reta e reta secante ao plano.

Principais diferenças entre figuras planas e espaciais

Clique para aprender as principais diferenças entre figuras planas e espaciais e entenda por que são chamadas de bidimensionais e tridimensionais.

Projeções ortogonais

Clique para aprender o que são projeções ortogonais, os resultados das projeções de algumas figuras e o modo como esse conteúdo é cobrado no Enem.

Proporção

Aprenda o que é proporção e suas principais propriedades, bem como entenda o que são grandezas direta e inversamente proporcionais.

Quadrados

Aprenda o que são quadrados e como essas figuras estão relacionadas com os paralelogramos, dos quais herdam características e propriedades.

Retas

Clique para aprender o que são retas e algumas de suas propriedades e classificações básicas!

Semelhança de triângulos

Clique para aprender os três casos de semelhança de triângulos, um método que permite garantir a semelhança sem tomar todas as medidas!

Seno através da semelhança de triângulos

Estudando os casos de semelhança de triângulos e compreendendo a relação desses lados semelhantes através do seno de um ângulo.

Tales de Mileto

Clique neste link para conhecer um pouco sobre a trajetória de Tales de Mileto, considerado o primeiro filósofo da Grécia Antiga.

Teorema de Pitágoras

Descubra tudo sobre o teorema de Pitágoras: como funciona, como pode ser demonstrado e qual sua importância no estudo dos números irracionais e da Trigonometria.

Ângulos

Clique para aprender o que são ângulos, como medi-los da maneira correta, para que serve um transferidor e alguns dos ângulos mais importantes.

Ângulos alternos internos e externos

Clique e descubra o que são ângulos alternos internos e externos em um feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal.