Acentuação gráfica

Conhecimentos acerca da acentuação gráfica representam algumas das habilidades das quais temos de dispor
PUBLICIDADE

Praticamos a oralidade, fazemos uso da escrita... cotidianamente. Contudo, ainda que se trate de tal recorrência, nem sempre nos dispomos a analisar acerca de algumas particularidades que norteiam as palavras que compõem nosso léxico, haja vista que, concebendo como um exercício mecânico, apenas as proferimos e as redigimos, trivialmente.

Mas, direcionando-lhes um olhar mais atento, mais apurado, nítidas impressões parecem vir à tona, sobretudo fazendo menção a determinados casos, como:

Pelé/pele
Sabiá/sabia
Pública/publica

Matrícula/matricula...

São palavras aparentemente iguais, mas que na verdade se divergem em função de um aspecto preponderante: o acento gráfico. Ele, além de denunciar a tonicidade atribuída àquela sílaba pronunciada mais fortemente, ainda atesta que sua manifestação se encontra, sobretudo, relacionada a ditames preconcebidos, dos quais temos de ter conhecimento.

Assim, importante é lembrar que tais postulados se materializam na linguagem escrita - isso não se discute- mas que também se tornam relevantes na oralidade. Ora, é simples, imaginemo-nos inseridos numa situação formal de interlocução, na qual somos incumbidos de ministrar uma palestra, de fazer uma apresentação, enfim. Pronunciar um determinado vocábulo e correr o risco de cometer a silabada, considerada como um desvio de linguagem, certamente que estamos fadados à rejeição por parte do público a que nos assiste.

Dessa forma, isso não raro ocorrerá em se tratando da escrita, haja vista que a impressão será a mesma – talvez carregada de um teor ainda mais intenso. Em face, pois, dessa realidade, preparamos a seção com a qual você se depara a partir deste instante, a qual lhe renderá uma gama de conhecimentos acerca dos pressupostos que norteiam as ocorrências ligadas à acentuação de uma forma geral.

Convidamo-lo (la) a compartilhar das informações, gentilmente prestadas aqui!!!


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................