Bastante ou bastantes?

O uso da palavra bastante ou bastantes é definido por sua classe gramatical, sendo adjetivo, é variável; sendo advérbio, invariável.

Para escrever de acordo com a norma culta, é preciso considerar as regras. O uso de bastante ou bastantes sapatos é definido pela classe gramatical
Para escrever de acordo com a norma culta, é preciso considerar as regras. O uso de bastante ou bastantes sapatos é definido pela classe gramatical
Por Mayra Gabriella de Rezende Pavan
PUBLICIDADE

A Concordância Nominal com a palavra bastante é problemática, especialmente, pois a forma considerada adequada pela gramática normativa, em geral, não é utilizada nem pelas pessoas que demonstram conhecimento da Língua Portuguesa.

Algumas regras de concordância nominal são consideradas especiais, o uso da palavra bastante faz parte dessa lista. O que faz com que essa palavra seja especial? A dupla possibilidade de classe gramatical, pois, bastante pode ser adjetivo ou advérbio.

Analisando a relação das classes gramaticais, é possível perceber que se dividem em variáveis (que se flexionam) e invariáveis (que não se modificam). Continuando a análise, percebe-se que bastante, quando representa um adjetivo, faz parte da classe gramatical variável; mas quando for usado como advérbio, não admite flexão, pois faz parte da classe invariável.

Para definir a classe gramatical da palavra bastante, é preciso entender o que ela significa. Quando a palavra bastante significar suficiente, será adjetivo e deverá concordar com o substantivo a que se refere. Entretanto, quando for usada com o valor de muito ou suficientemente, será um advérbio e, como todas as palavras pertencentes a essa classe, não se flexionará.

Veja alguns exemplos:

1- Os funcionários falaram bastante na reunião.

2- A escola recebeu bastantes projetos criativos.

3- No jardim, há flores bastantes.

4- Eu gosto bastante de flores.

Dica: Se a dúvida aparecer, substitua a palavra bastante:

  • Por suficientes, se fez sentido ao enunciado, então bastante é adjetivo e pode sofrer flexão;
  • Por muito ou suficientemente, se deu certo, então bastante não se flexiona, pois é advérbio.

Por Mayra Gabriella de Rezende Pavan
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................