Clareza textual

Cuidados com o vocabulário, com a construção sintática e com a semântica, são essenciais para a elaboração de um texto que preze pela clareza textual.

A clareza textual está relacionada com o bom uso da linguagem: sem ela a compreensão da mensagem fica seriamente prejudicada
A clareza textual está relacionada com o bom uso da linguagem: sem ela a compreensão da mensagem fica seriamente prejudicada
PUBLICIDADE

Quando escrevemos um texto, muitos elementos linguísticos devem ser levados em consideração, entre eles a clareza textual. Mas será que você sabe o que é clareza textual?

A comunicação é o objetivo principal de todos os textos, sejam eles orais ou escritos, portanto, fazer-se compreender é indispensável para o bom funcionamento da linguagem. Não basta apresentar uma ortografia e sintaxe irrepreensíveis: é preciso que as ideias sejam expostas da maneira mais clara possível, especialmente quando o assunto é a linguagem não literária.

Se você precisa escrever uma redação, relatórios, e-mails e outros documentos comuns à rotina escolar ou profissional, você deve sempre se colocar no lugar do leitor e elaborar frases que privilegiem a objetividade e o uso denotativo da linguagem, além de evitar ambiguidades que dificultem a compreensão do texto. Para ajudá-lo nessa tarefa, o Alunos Online traz dez dicas sobre clareza textual que vão aperfeiçoar a elaboração de suas ideias e argumentos. Bons estudos!

Revisar um texto é uma ótima maneira de evitar que erros relacionados com a clareza textual cheguem até o leitor
Revisar um texto é uma ótima maneira de evitar que erros relacionados com a clareza textual cheguem até o leitor

Dez dicas sobre clareza textual

1) Tenha domínio sobre o assunto: Conhecer o tema é fundamental para a clareza textual, caso contrário você terá sérias dificuldades para desenvolver ideias e argumentos de maneira eficiente.

2) Prefira frases curtas: Frases longas podem ser verdadeiras armadilhas para a compreensão de um texto, por isso, priorize construções sintáticas coesas e concisas, pois elas são facilmente entendidas pelos leitores.

3) Cuidado com a pontuação: Uma boa pontuação é imprescindível para a clareza textual. Sinais como vírgulas e pontos-finais organizam ideias e conferem sentido à mensagem.

4) Dê preferência à ordem direta: Na ordem direta, privilegia-se a seguinte construção sintática: sujeito + verbo + complemento. Evite inversões: elas funcionam bem apenas nos textos literários.

5) Para ideias abstratas, utilize exemplos concretos: Quando precisamos discorrer sobre conceitos abstratos em textos não literários, o melhor a se fazer é tecer comparações com elementos concretos. Isso facilita o entendimento da mensagem, além de torná-la mais didática e eficiente.

6) Evite abreviaturas e siglas: elas podem ser um empecilho para a compreensão da mensagem, por isso, sempre que possível, evite-as.

7) Não repita ideias e argumentos: A redundância é prejudicial para o desenvolvimento dos argumentos. Fique atento também aos pleonasmos, vício de linguagem que compromete os sentidos de um texto.

8) Evite subjetivismos: A subjetividade é outro elemento que funciona bem apenas na linguagem literária. A objetividade é primordial para a clareza textual.

9) Evite palavras cujo significado você desconheça: Essa dica parece óbvia, mas muitas pessoas acabam empregando palavras de significado desconhecido apenas para rebuscar a linguagem ou para impressionar o leitor. Esse tipo de comportamento pode gerar efeitos de sentido diferentes do esperado.

10) Saiba para quem você está escrevendo: Conhecer o público-alvo é fundamental na elaboração de um texto. Certas alusões e termos técnicos não são familiares a todos os tipos de leitores, por isso é importante que você elabore uma mensagem que seja linguisticamente viável para quem está lendo.


Por Luana Castro Alves Perez
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Terremotos: Brasil
Pode ocorrer terremotos no Brasil? Resolva essa dúvida!

..................................................

Radioterapia
A utilidade da radioterapia no tratamento de doenças. Saiba!

..................................................