Classe de palavras

De acordo com a função ou a forma, as palavras integram as variadas classes de palavras
PUBLICIDADE

Entre os recursos que dispomos para estabelecer a comunicação, figura-se o léxico – representado por um acervo constituído por uma infinidade de palavras das quais utilizamos para desempenhar tal atividade. Assim, à medida que ampliamos nossa competência enquanto usuários do sistema linguístico, mais temos condições de enriquecer esse léxico.


O fato é que, de acordo com o aspecto funcional da língua, essas palavras não subsistem sozinhas, isto é, dependem de outros elementos para que a interlocução seja realmente efetivada. Assim, para que possamos compreender como se materializa todo esse processo, analisemos:

Aquele garoto fala calmamente.


Entendemos que se disséssemos apenas “garoto” e “fala”, o discurso não faria sentido algum. Entretanto, pudemos contar com a participação dos termos representados por “aquele” e “calmamente”, em que o primeiro desempenhou o papel de acompanhar o vocábulo “garoto” e situá-lo no espaço, bem como o segundo, que relatou a forma pela qual o garoto expressa sua fala, isto é, calmamente.


Mediante tais elucidações, é possível concebermos que, de acordo com a função que ocupam e a forma pela qual são caracterizados, os termos integram o que chamamos de classe de palavras, também denominada de classe gramatical. Sendo assim, levando-se em consideração esses aspectos fundamentais, elas são assim classificadas:


Dessa forma, a presente seção tem por finalidade levar até você os conhecimentos necessários para que possa distinguir cada uma delas, levando-se em consideração todos os pontos que as demarcam e as fazem receber essa ou aquela classificação. Desejamos que alce voos longínquos rumo ao horizonte gramatical, aprimorando cada vez mais sua performance enquanto interlocutor que promove e participa ativamente de distintas circunstâncias comunicativas.


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................