Concordância verbal e nominal

A concordância verbal e nominal encontra-se caracterizada por pressupostos específicos
PUBLICIDADE

Apreender acerca dos estudos sintáticos significa, sobretudo, conhecer a relação que se estabelece entre os termos de uma oração. Relação esta que corrobora para a elaboração e estruturação dos discursos que proferimos cotidianamente.

Entre tais estudos, figuram-se duas importantes ocorrências gramaticais que, assim com as demais, constituem-se de pressupostos, de regras predeterminadas, cujo uso, uma vez adequado, fomenta o que determinam os padrões que regem a linguagem escrita. Estamos nos referindo, pois, à concordância nominal e à concordância verbal. 

Em se tratando dessa primeira, o princípio que a norteia se define pelo fato de que toda palavra variável referente ao substantivo deve flexionar-se, no sentido de a ele se adaptar. Quanto à segunda, o traço que a determina se define exatamente pelo princípio das flexões que se atribuem ao verbo, estabelecendo, pois, a concordância com o sujeito.

Nesse sentido, e, sobretudo, pautados na intenção de ampliar de forma significativa sua competência linguística, tornando-o (a) apto (a) a exercê-la mediante as situações específicas de interlocução, é que preparamos esta seção. Por meio dela você irá se inteirar de todos os pressupostos necessários ao amplo conhecimento de que deve dispor acerca dos fatos que norteiam a língua de uma maneira geral.

Esperamos contribuir de forma significativa rumo a esse intento. Assim, bons estudos é o que realmente desejamos a você, estimado (a) usuário (a)!


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
ARTIGOS DE "Concordância verbal e nominal"
Confira os artigos da seção Concordância verbal e nominal
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................