Concordância verbal e nominal

A concordância verbal e nominal encontra-se caracterizada por pressupostos específicos
PUBLICIDADE

Apreender acerca dos estudos sintáticos significa, sobretudo, conhecer a relação que se estabelece entre os termos de uma oração. Relação esta que corrobora para a elaboração e estruturação dos discursos que proferimos cotidianamente.

Entre tais estudos, figuram-se duas importantes ocorrências gramaticais que, assim com as demais, constituem-se de pressupostos, de regras predeterminadas, cujo uso, uma vez adequado, fomenta o que determinam os padrões que regem a linguagem escrita. Estamos nos referindo, pois, à concordância nominal e à concordância verbal. 

Em se tratando dessa primeira, o princípio que a norteia se define pelo fato de que toda palavra variável referente ao substantivo deve flexionar-se, no sentido de a ele se adaptar. Quanto à segunda, o traço que a determina se define exatamente pelo princípio das flexões que se atribuem ao verbo, estabelecendo, pois, a concordância com o sujeito.

Nesse sentido, e, sobretudo, pautados na intenção de ampliar de forma significativa sua competência linguística, tornando-o (a) apto (a) a exercê-la mediante as situações específicas de interlocução, é que preparamos esta seção. Por meio dela você irá se inteirar de todos os pressupostos necessários ao amplo conhecimento de que deve dispor acerca dos fatos que norteiam a língua de uma maneira geral.

Esperamos contribuir de forma significativa rumo a esse intento. Assim, bons estudos é o que realmente desejamos a você, estimado (a) usuário (a)!


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
ARTIGOS DE "Concordância verbal e nominal"
Confira os artigos da seção Concordância verbal e nominal
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................