E-mail

Considerado um gênero textual inerente ao ambiente eletrônico
Considerado um gênero textual inerente ao ambiente eletrônico
Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
PUBLICIDADE

Tendo em vista que os gêneros textuais integram as situações que norteiam nosso cotidiano, há que se ressaltar acerca de um deles, por sinal bastante recorrente: o e-mail.  E, por assim dizer, não há como negar que o avanço tecnológico representou significativos benefícios na vida de muitas pessoas, tendo em vista a agilidade, comodidade, entre outros fatores. Antigamente, as formas pelas quais os interlocutores se comunicavam eram cartas, telegramas; e hoje, graças a tal avanço, não precisamos mais destes recursos.

Mas como nosso objetivo é apontar as características que integram os diferentes gêneros, vale ressaltar que o gênero em discussão se assemelha à carta, em termos estruturais. Dessa forma, ele se constitui do vocativo, texto, despedida e assinatura. Mas, afinal, a data nessa modalidade não representa algo importante? Obviamente que sim, mas o próprio programa já se encarrega de retratá-la, ou seja, já vem especificada – revelando o dia e a hora em que a mensagem foi enviada, não sendo necessário, portanto, que o usuário se encarregue disto.

No que diz respeito à linguagem, dizemos que esta pode variar significativamente, pois tudo depende do nível de relacionamento entre as pessoas que participam do discurso, isto é, pode ser informal, podendo haver até mesmo o uso de abreviaturas (tais como vc - você, pra- para, tô - estou, tb – também, entre outros), ou formal. Outro aspecto de total relevância é que, para que a mensagem seja efetivamente concluída, se faz necessário que os interlocutores estejam atentos a alguns detalhes, essenciais por sinal. Para tanto, analisemos cada um deles de forma particular:

nome@provedor.com.br

O nome representa o usuário, @ diz respeito ao símbolo que envia ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é um endereço de e-mail. O provedor representa a empresa que permite o acesso à Internet, que pode ser de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa específica. O termo “com” possui o sentido de comercial e “br” refere-se a Brasil.


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Teoria do Caos
Acesse e entenda o que essa curiosa teoria defende.

..................................................

Níveis tróficos
Conheça o papel de cada nível trófico na cadeia alimentar.

..................................................