Fonologia

Uma das competências atribuídas à fonologia é o estudo das palavras segundo os aspectos sonoros de que delas fazem parte
PUBLICIDADE

Pare e pense:

Que tal uma seção destinada a você, cujo intuito é fazer com que apreenda acerca da forma como as sílabas se separam; acerca da maneira como as sílabas se classificam segundo a posição daquela que se mostra pronunciada de modo mais evidente; sobre a classificação que as palavras recebem segundo a separação das sílabas que a compõem, enfim...

Pensou, sim? Pois bem, ao proceder dessa forma, assim como ocorre em várias outras circunstâncias em que se pega imaginando acerca de um assunto para depois proferi-lo, saiba que dois processos ocorrem em sua mente: um relacionado à materialidade da palavra, ou seja, à constituição propriamente dita (por meio de letras e fonemas) e outro relacionado à imagem representada por uma determinada palavra. Interessante, não?

Portanto, sinta-se à vontade para ampliar ainda mais seu conhecimento mediante todas as elucidações que aqui se encontram inteiramente a seu dispor, haja vista que prazerosamente (ou seria prazeirosamente?) buscamos levar até você todos os aspectos que norteiam esse nosso rico e estimável idioma.

Nesse sentido, ao se ater a esta SEÇÃO, além de descobrir por que essa palavra possui duas sílabas; classifica-se como uma oxítona, razão pela qual é acentuada; caracteriza-se como uma palavra dissílaba; compõe-se de um ditongo decrescente – demarcado por uma vogal + uma semivogal e, foneticamente, figura-se representada por [sesãw], irá se inteirar de muitos, muitíssimos outros detalhes, sabe como?

Apenas clicando e aproveitando essa imperdível oportunidade, é claro, sem nenhum empecilho (ou seria impecilho?


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
ARTIGOS DE "Fonologia"
Confira os artigos da seção Fonologia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................