Importância da revisão textual

A revisão textual implica diretamente na performance do discurso
A revisão textual implica diretamente na performance do discurso
Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
PUBLICIDADE

Indubitavelmente, a construção textual representa para muitos uma tarefa um tanto quanto complexa, difícil e, às vezes.... até impossível. O emissor, ao se deparar frente a uma folha em branco, para a qual as ideias parecem não fluir, sente-se atordoado e acaba, consequentemente, tornando o hábito da escrita um verdadeiro estigma. O fato é que tudo isso pode ir aos poucos sendo amenizado, a partir do momento em que ele (o emissor) compreende que as habilidades requisitadas pela modalidade em questão vão sendo adquiridas de modo paulatino, ou seja, nada acontece como num passe de mágica.

O primeiro passo é desenvolver o hábito da leitura de bons livros, em seguida, a constante busca por informações de tudo aquilo que norteia os fatos cotidianos, além de dedicar-se constantemente à prática da escrita. Tais posicionamentos corroboram tão somente para que nos sintamos informados de tudo que acontece à nossa volta, razão pela qual nos sentimos capazes de argumentar bem nossas opiniões e, sobretudo, de ampliar cada vez mais nosso acervo lexical, contribuindo assim para um desempenho linguístico de forma plausível. Sem contar que esse desempenho linguístico se relaciona também com os conhecimentos gramaticais, concebidos em toda a sua essência. Dessa forma, dúvidas ortográficas, questionamentos acerca de fatos relacionados à concordância, regência, entre outros, vão aos poucos sendo suprimidos.

Diante de tais competências, cuja importância se torna indiscutível, após todas as ideias elencadas e transpostas ao papel, há ainda outra de igual destaque: a chamada revisão textual.  Mesmo que, como princípio de tudo, rascunhemos todas as ideias, depois de o texto pronto e acabado, faz-se necessário voltarmos a ele e darmos uma excelente revisada. Essa medida tem a finalidade de nos ajudar a detectar algumas incorreções que, no momento da escrita, passam despercebidas, uma vez que essa ou aquela palavra, ou aquela ideia, poderia ajustar-se em outro lugar e, assim, conferir melhor qualidade ao discurso.

Não nos esquecendo de que ao relermos nosso texto, a possibilidade de novos pensamentos surgirem torna-se fator preponderante, ampliando, dessa forma, o teor de nossos posicionamentos.

Em face desses pressupostos, sobretudo da importância deles, caso você ainda não proceda assim, repense seus conceitos e adquira a partir de agora uma nova postura, colocando em prática os conhecimentos aqui adquiridos.  


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Religião viking
Que tal conhecer aspectos interessantes dessa religião?

..................................................

Estrangeirismo
Afinal, estrangeirismo é mesmo necessário? Leia o nosso artigo!

..................................................