Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Instruir - Característica de alguns gêneros textuais

A instrução representa uma das várias finalidades discursivas inerentes aos gêneros
PUBLICIDADE

Tendo em vista que a linguagem cumpre um papel estritamente social, estamos habituados a compartilhar com inúmeros textos, os quais circundam em meio ao nosso cotidiano.

Essa diversidade está condicionada ao que denominamos de “gêneros textuais”, cuja característica principal é representar as mais variadas situações comunicativas. Todos eles com uma finalidade específica, seja no intuito de informar, persuadir, entreter, convencer, dentre outros objetivos.

Há aqueles que, por excelência, desempenham a função de nos instruir mediante a realização de uma atividade específica. Representando tal modalidade, figuram-se os manuais de instrução, as receitas culinárias, bulas de remédios, editais ligados à maioria dos concursos, faixas informativas referentes a um determinado evento, dentre outros.

Pelo fato de caracterizarem-se como comuns, nossa familiaridade com os mesmos restringe-se somente ao objetivo de contemplarmos aquilo que buscarmos, não nos atemos a uma análise mais específica quanto à linguagem.

Quanto ao aspecto gramatical, a mesma perfaz-se de verbos conjugados no modo imperativo, em função de o discurso pautar-se pela instrução, no sentido de nos guiar quanto aos procedimentos a serem adotados.
Geralmente, apresenta-se de forma concisa, clara e objetiva, isentando-se de traços subjetivos e juízos de valor, atendendo a uma sequência lógica.


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Sistema de comentários indisponível no momento!
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Finanças
Fique por dentro dos cálculos de estimativa do valor atual.

..................................................

Geometria
Descubra como é feita a soma dos ângulos de um triangulo.

..................................................