Intertextualidade

A intertextualidade se manifesta pelo diálogo estabelecido entre os textos, bem como entre outras formas de comunicação
PUBLICIDADE

Motivados nos sentimos sempre, em todos os instantes, sobretudo quando o objetivo primeiro é condicioná-lo(a) ao aprimorar de conhecimentos, ao aperfeiçoar de determinadas competências, principalmente quando o assunto diz respeito à escrita. Contudo, permeados nesse contexto, nosso entusiasmo parece se tornar ainda maior ao nos atermos às palavras de um mestre da Literatura brasileira - João Cabral de Melo Neto-, quando ele ressalta:

Tecendo a manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um
outrogalo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

Você deve estar se perguntando acerca da razão de tantos “galos”, não é verdade? Mas o fato é que uma das características desse nobre representante é justamente trabalhar a metalinguagem na própria poesia, ou seja, ela (a poesia) explicando ela própria. Dessa forma, não caberia exemplo mais convincente, mais apropriado do que esse, haja vista que esse entrelaçar de galos representa a intertextualidade propriamente dita, ou seja, um texto sempre estará se reportando a outro; assim como poderá ocorrer com uma charge, com as artes em geral, com a literatura, como vimos, com um anúncio publicitário, enfim, o fato é que uma determinada ideia muitas vezes nasce com base em outra, antes proferida, antes manifestada.

Partindo então dessa premissa, somos conscientes de que você precisa se interagir acerca dos muitos aspectos que nutrem essa, que não deixa de ser uma ocorrência linguística por vezes recorrente: a intertextualidade. Foi assim que razões não nos faltaram para, vez por todas, criarmos esta seção, uma seção que irá abordar sobre essas formas de dialogar que se encontram impressas nas mais distintas formas comunicativas, ainda que, na maioria das vezes, precisamosser hábeis para reconhecê-las. Dessa forma, vale lembrar que essa competência é adquirida ao longo de nossa experiência como usuários da língua, elegendo para tal o nosso conhecimento de mundo, as várias leituras que fazemos, consequentemente internalizadas, enfim a nossa interação com o meio social em que estamos inseridos.

Com base nesses pressupostos, algo ainda parece restar: o convite que fazemos a você para compartilhar de todas as informações que aqui se encontram demarcadas, cujo intuito é promover a oportunidade de inseri-lo(a) nesse meio e fazê-lo(a) reconhecer essas diferentes relações dialógicas entre os textos, bem como entre muitas outras situações de comunicação. Não deixe de conferir, pois imperdível está esta oportunidade!!!


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Imponderabilidade
Saiba o que é a sensação de imponderabilidade.

..................................................

Hepatite C
Fique atento(a) aos principais sintomas dessa doença viral.

..................................................