Passo a passo para uma boa redação

No passo a passo para uma boa redação, algumas dicas são indispensáveis. Entre elas estão o planejamento das ideias e a correção do texto.

1. Leia atentamente a proposta; 2. Planeje sua redação; 3. Escreva seu texto; 4. Faça as correções; 5. Escolha o título; 6. Passe a limpo
1. Leia atentamente a proposta; 2. Planeje sua redação; 3. Escreva seu texto; 4. Faça as correções; 5. Escolha o título; 6. Passe a limpo
PUBLICIDADE

É sonho de todo estudante escrever bem, não é mesmo? Quem não gostaria de estar sempre em lua de mel com a modalidade escrita da língua? Uma boa redação pode ser sinônimo de sucesso acadêmico e profissional, por isso torna-se genuína a preocupação em alcançar a proficiência nos textos escritos. Contudo, infelizmente, muitas pessoas encontram inúmeras dificuldades com as palavras, e aquilo que parece fluir com tanta naturalidade no mundo das ideias de repente não faz o menor sentido quando vai para o papel.

Pode ser que você esteja precisando aprender algumas técnicas de redação, afinal de contas, não basta encher o papel com ideias e argumentos, é preciso que esses elementos sejam coerentes e apresentem relação dialógica entre si. Para ajudá-lo(a) a eliminar algumas dúvidas, o Alunos Online preparou algumas dicas de redação que podem ser bem úteis no seu dia a dia. Vamos lá?

Passo a passo para escrever uma redação:

Dica 1: Para começar, leia a proposta com atenção! Parece um pouco óbvio, mas infelizmente boa parte das pessoas não presta atenção na proposta, erro que pode comprometer todo o texto. O que acontece quando você não discorre sobre aquilo que está sendo pedido? Se você estiver prestando um concurso ou vestibular, certamente sua redação será desclassificada, o que é justo, afinal de contas, você não cumpriu o acordo estabelecido. Não tenha pressa nesse momento, leia com atenção, aproveite os dados da coletânea (se houver coletânea) e diminua as chances de errar o foco narrativo ou de criar alguma coisa diferente do que foi solicitado.

Dica 2: Planeje sua redação: Antes de começar a escrever, faça um plano de trabalho. O que seria esse plano de trabalho? Pense no planejamento como um rascunho das ideias e argumentos. Ele deve ser curto e objetivo, afinal de contas, isso não deve tomar tanto tempo de quem vai escrever, sobretudo se você precisa obedecer a horários. Caso seja uma narrativa, defina os principais elementos, como o tempo, o espaço, personagens e enredo. Caso você opte pela dissertação, concentre-se no tema e defina a linha de argumentação a ser adotada.

Dica 3: É hora de escrever o texto: Depois de ter refletido bastante sobre o tema, escolhido o tipo textual e planejado seu texto, é hora de partir para a escrita! Nessa etapa da produção textual, que começou no momento em que você entrou em contato com a proposta, você deve deixar a escrita fluir, sem se preocupar em corrigi-la, passo que será tomado logo adiante.

Dica 4: Hora de corrigir seu texto: Agora sim você deve preocupar-se com a correção da redação. A lista de prioridades deve ser encabeçada pela coerência textual, afinal de contas, de nada adianta escrever um texto sintaticamente irrepreensível se você não apresentar fatos ou argumentos inteligíveis, não é mesmo? Depois de se certificar de que não há nenhum furo em relação à coerência e também à coesão, elemento que colabora bastante com o primeiro, verifique a ortografia e a pontuação. Observe também se não há repetições no texto e, caso isso tenha acontecido, faça as devidas substituições.

Dica 5: Escolha um título: Sim, essa deverá ser a última coisa a ser feita. Pode parecer contraditório, haja vista que toda redação começa com um título, mas acontece que, ao longo da criação do seu texto, novas ideias vão surgindo. Assim, as chances de seu título ficar muito distante do resultado final serão grandes. Portanto, escreva, releia, observe aquilo que você quer enfatizar e crie um título que seja interessante e que instigue o leitor.

Dica 6: Sobrou tempo? Passe o texto a limpo: O ideal é passar o texto a limpo, o que pode colaborar com o processo de correção da escrita e também deixar sua letra mais bonita e, consequentemente, legível. Nem sempre você terá o tempo necessário para cumprir essa etapa, mas sempre que possível, siga a dica.

Desejamos que você tenha sucesso em suas próximas produções textuais! Bons estudos!


Por Luana Castro Alves Perez
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................