Procedimentos úteis diante de uma construção textual

Algumas dicas tendem a nos subsidiar rumo a tal intento
Algumas dicas tendem a nos subsidiar rumo a tal intento
Por Alunos Online
PUBLICIDADE

Em se tratando da construção de um texto, devemos adotar alguns procedimentos para que nosso propósito seja alcançado de maneira satisfatória e que, sobretudo, haja clareza diante da mensagem que ora propusemo-nos a transmitir.

Partindo do princípio de que a escrita requer habilidades específicas por parte do emissor, as devemos colocar em prática, sempre nos atendo para os seguintes elementos:

# É imprescindível termos subsídios suficientes para desenvolver a ideia sobre a qual iremos discorrer. Neste caso, um rascunho torna-se um grande aliado, pois através do mesmo teremos a oportunidade de esboçar sobre os pontos principais que serão ressaltados.

# O dicionário também é uma ferramenta de grande eficácia, visto que ele nos auxilia no sentido denotativo dos vocábulos, como também nos oferece alternativas quanto ao emprego da sinonímia frente ao uso das palavras.

# Para que nosso discurso linguístico seja visto de maneira plausível, é necessário ampliarmos constantemente o vocabulário, aprimorarmos o nosso conhecimento de mundo, para que nossos argumentos tenham força de expressão, e, consequentemente, sejam passíveis de credibilidade por parte de outros interlocutores.

# Outro passo é nos posicionar na condição de leitores diante daquilo que produzimos, pois somente uma leitura mais atenta e minuciosa poderá detectar possíveis falhas cometidas durante o momento da escrita.
Em meio a este procedimento, fatores como ortografia, concordância, relações de ambiguidade, dente outros que comprometem a clareza textual, poderão ser revistos.


Enfim, essas e outras medidas deverão compor nosso perfil de assíduos escritores, onde a prática cotidiana tende a nos tornar cada vez mais autênticos e competentes.


Por Alunos Online
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................