Redação técnica

A redação técnica se define por um estilo e por uma estrutura própria
PUBLICIDADE

Talvez para você, caro (a) usuário (a), o adjetivo “técnica” possa soar um tanto quanto complexo, levando-o (a) a acreditar que se trata de algo complicado e diferente. Caso sim, saiba que estamos fazendo referência a uma modalidade de texto com a qual rotineiramente nos deparamos.

Ela, semelhantemente a todas as outras que integram a modalidade escrita da linguagem, encontra-se calcada nos princípios básicos que compõem a estrutura de qualquer texto, ou seja, precisão vocabular, clareza, objetividade, obediência aos postulados gramaticais, entre outros fatores. Além disso, ela se define por estrutura e estilo próprios.

Em termos estruturais, afirma-se que o texto em referência obedece a um conjunto de metodologias em prol de um resultado, fazendo cumprir uma formatação padrão. Quanto ao estilo, cumpre ressaltar que esse tipo de comunicação é norteado pelos seguintes princípios:

* Precisão vocabular, atendo-se à exatidão dos pormenores;

* Objetividade na linguagem, abnegando-se de quaisquer traços que permitam dúbias interpretações;

* Finalidade discursiva pautada no intento de esclarecer e informar;

* Uniformidade na estrutura, estilo e terminologia;

* Imparcialidade no discurso, o qual se apresenta regido pela eficácia e exatidão das informações.

Mediante tais pressupostos, é bastante comum precisarmos emitir uma procuração, fazer um recibo, um requerimento, elaborar uma ata, enfim, várias são as circunstâncias as quais requerem uma comunicação específica. Modalidades estas que integram o tipo textual em questão e que se fazem presentes no contexto administrativo, comercial e jurídico.

Sendo assim, nesta seção você poderá estabelecer uma familiaridade maior com os aspectos peculiares que perfazem essa diversidade de textos, podendo servir-se deles sempre que necessário for.
Bons estudos é o que lhe desejamos sempre!


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................