Regência

A regência trata da relação que se estabelece entre os verbos e os nomes e os respectivos complementos de que deles fazem parte
PUBLICIDADE

Preparar algo tão especial para você, que é ainda mais especial para nós, torna-se motivo de muito de orgulho, caro (a) usuário (a).  Nesse sentido, a seção que você irá compartilhar a partir de agora lhe reserva importantíssimas informações, das quais você precisa para se inteirar um pouco mais das particularidades que norteiam a chamada Regência.

Mas falar sobre tal assunto, a princípio, parece um pouco vago, impreciso – razão pela qual, a partir dos enunciados que seguem, você terá condições de compreender melhor esse fato linguístico tão importante na estruturação de nossas ideias, na elaboração de nossos pensamentos. Atente-se a eles, portanto:

O médico assiste o paciente.

Assistimosa um filme maravilhoso.

Inferimos que se trata de um mesmo verbo, porém obedecendo a regências distintas, justamente pelo fato de apresentar significados diferentes, levando em conta o contexto em que se encontra inserido.

Temos assim o que chamamos de regência verbal, a qual se justifica pela relação estabelecida entre os verbos e seus respectivos complementos.

Ele se mostrou contrário às propostas feitas por ela.

Temos agora um adjetivo (contrário), o qual se encontra acompanhado de um complemento, estando esse regido da preposição – ocorrência linguística que demarca o que denominamos de regência nominal, que nada mais é do que a relação que se estabelece entre substantivos, adjetivos e advérbios, também conhecidos, em termos gramaticais, como nomes.

A partir de tais esclarecimentos, descubra você mesmo (a) o que temos a lhe oferecer, por isso, que tal um clique?


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Terremotos: Brasil
Pode ocorrer terremotos no Brasil? Resolva essa dúvida!

..................................................

Radioterapia
A utilidade da radioterapia no tratamento de doenças. Saiba!

..................................................