Sessão, seção ou cessão?

As palavras sessão, seção e cessão são um caso típico de palavras homônimas. Em virtude da similaridade fonética, podem causar confusão no momento da escrita.

Três palavras foneticamente idênticas, três significados diversos: sessão, seção e cessão
Três palavras foneticamente idênticas, três significados diversos: sessão, seção e cessão
Por Luana Castro Alves Perez
PUBLICIDADE

A língua portuguesa é permeada por elementos que fazem dela um idioma único. Contudo, é preciso ficar atento para fazer um bom uso de nosso idioma, respeitando assim as normas gramaticais que o regem.

Na modalidade oral, somos competentes comunicadores. Mas quando o assunto é a linguagem escrita, surgem muitas dúvidas que acabam muitas vezes sendo transferidas para o papel e... lá se foi a norma padrão da língua. Algumas palavras são mais suscetíveis ao erro, e quando se

trata de palavras homônimas então, o problema fica um pouco mais sério. Entre os diversos casos de homonímia, ou seja, palavras foneticamente idênticas, encontramos três palavras com sons iguais, porém com grafias e significados diferentes: sessão, seção e cessão. Sim, as três ocorrências existem e estão corretas, só nos resta saber como e quando usá-las adequadamente. Para isso, fique atento às diferenças:

Sessão: Do latim sessio, significa sentar-se. Portanto, a partir de sua origem, inferimos que a palavra sessão está relacionada com a ideia de que é preciso sentar-se para ver ou participar de algo. Veja o exemplo:

(...) Quero a sessão de cinema das cinco
Pra beijar a menina e levar a saudade
Na camisa toda suja de batom.”

(Todo sujo de batom, Belchior)

Seção: Do latim sectio, cujo significado é corte. Entendemos por corte a divisão ou subdivisão de coisas em um mesmo departamento. Veja o exemplo:

Os amigos se viram pela primeira vez na livraria, na seção de literatura estrangeira.

Cessão: Do latim cessio, significa ceder. Será utilizado quando a intenção for atribuir ideia de doação, concessão. Veja o exemplo:

A justiça concedeu a cessão das terras improdutivas para os agricultores.

Agora que você já sabe o significado de sessão, seção e cessão, ficará bem mais fácil fazer o uso correto de cada um dos vocábulos na linguagem escrita, visto que as palavras homônimas não causam prejuízo algum na comunicação oral. A dica é, sempre que houver dúvida, consulte um dicionário e evite erros relacionados com a homonímia.


Por Luana Castro Alves Perez
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................