Tema, Título e Parágrafo

Eis que um discurso deve-se pautar nestes três elementos: tema, título e parágrafo
Eis que um discurso deve-se pautar nestes três elementos: tema, título e parágrafo
Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
PUBLICIDADE

Discorrer acerca desses três elementos expressos no título significa, sobretudo, fazer alusão aos componentes de uma produção textual considerada plausível, não é verdade? Sim, atendo-nos a ela, uma consideração se faz relevante – expressa pelo fato de que sempre ao nos colocarmos nessa condição, fazemo-la segundo intenções específicas, ou seja, sempre desejamos atingir o outro, no caso, o interlocutor. Dessa forma, para que tais objetivos sejam realmente concretizados, precisamos ser claros, objetivos e precisos naquilo que discursamos.

Lembramos, portanto, as vezes em que essa modalidade de linguagem (a escrita) manifesta-se em determinadas situações, como é o caso das provas de vestibulares e concursos públicos. Assim, estando diante de uma situação semelhante a essa, não há como duvidar de que seus conhecimentos e suas habilidades serão checados por meio da redação, às vezes tão temida, por sinal, porém, com um pouco de aprimoramento, tudo ocorrerá na mais perfeita ordem e o resultado será aquele que você sempre espera, sim? Pois bem, partindo dessa prerrogativa, amigo(a) usuário(a), reservamos esse espaço para discutirmos juntos acerca destes três elementos: tema, título e parágrafo, atribuindo-lhes as devidas características. Assim, vejamos:

O tema, constituindo-se de fundamental importância, reserva-se naquela coletânea de textos que você irá se deparar, a qual somente irá prepará-lo(a) melhor para que suas ideias fluam melhor, haja vista representar um norteamento, tão importante quanto necessário, para que seu discurso esteja de acordo com as expectativas que espera a banca examinadora do vestibular ou do concurso. Dessa forma, constitui-se da chamada ideia-núcleo, apresentando-se de forma ampla e permitindo que mais de um posicionamento sobre o assunto em questão seja manifestado.

Já o título será criado por você, após se certificar do que se trata o tema, ou seja, do que versa o assunto proposto pela comissão. Desse modo, sem sombra de dúvida, ele se apresenta sob a forma mais individualizada, haja vista que afunila o assunto proposto no tema, discutido posteriormente por meio do discurso que irá construir.

Por último, o parágrafo, não menos importante numa redação, pois, em termos de coesão, atribui ao discurso aquela forma harmoniosa, bem distribuída, em que se apresentam as ideias. Trata-se então da conexão que há entre elas, representando, em se tratando de termos estéticos, o início de uma linha e o término de outra, ou seja, é exatamente onde se inicia uma ideia, concluída, obviamente, e depois onde se demarca outra.


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gastrite
Confira quais são os principais agentes causadores da gastrite.

..................................................

Taxa de fecundidade
Por que essa taxa é menor nos países desenvolvidos? Leia!

..................................................