Termos constituintes da oração

Os termos constituintes da oração são demarcados pelos termos essenciais, integrantes e acessórios
PUBLICIDADE

Deparamo-nos com o adjetivo “constituintes”, o qual parece nos oferecer pistas acerca do que a seção, criteriosamente elaborada, tem para oferecer a você, caro (a) usuário (a), que pretende ampliar ainda mais sua competência linguística, no sentido de colocá-la em prática em situações comunicativas que assim o exigir.

Se são constituintes é porque, de uma forma ou outra, achegam-se aos enunciados linguísticos, corroborando para a construção de uma melhor estrutura, de uma melhor inteligibilidade. Uns essenciais, necessários ao extremo, outros nem tanto. Mas tal aspecto você somente irá descobrir depois que se interagir com tudo que aqui, neste ambiente reservado, encontra-se elucidado.

Assim, ao fazermos menção acerca de que uns são essenciais, estamos, justamente, enfatizando sobre o sujeito e o predicado. Outros, chamados de integrantes, são representados pelos complementos verbais (objeto direto e indireto), pelo agente da passiva e pelo complemento nominal.  Não nos esquecendo de que ainda há os denominados de termos acessórios da oração, retratados pelo adjunto adnominal, pelo aposto, pelo adjunto adverbial e pelo vocativo.

Conhecê-los, portanto,torna-se altamente convidativo, aproveitável e, sobretudo, necessário. Bons estudos é, simplesmente, o que desejamos a você.


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
ARTIGOS DE "Termos constituintes da oração"
Confira os artigos da seção Termos constituintes da oração
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Imponderabilidade
Saiba o que é a sensação de imponderabilidade.

..................................................

Hepatite C
Fique atento(a) aos principais sintomas dessa doença viral.

..................................................