Texto dissertativo

Um bom texto dissertativo obedece a alguns conceitos básicos da redação. Tipo textual exigido em concursos e vestibulares, deve apresentar ideias e argumentos coerentes.

Um bom texto dissertativo apresenta ideias e organiza-as de maneira coerente. Fundamente e exponha seus argumentos de maneira clara e precisa
Um bom texto dissertativo apresenta ideias e organiza-as de maneira coerente. Fundamente e exponha seus argumentos de maneira clara e precisa
Por Luana Castro Alves Perez
PUBLICIDADE

 Como você já deve saber, a dissertação é o tipo de texto mais exigido em concursos e vestibulares. Isso acontece porque, nesse tipo textual, o candidato pode expor seus conhecimentos, opiniões e ideias acerca de um determinado tema. Pensando nisso, o Alunos online elaborou algumas dicas para você escrever um bom texto dissertativo e garantir sua aprovação.

A primeira grande pergunta que fazemos quando vamos escrever um texto é “Como começar”? A primeira coisa a se fazer é pensar bem sobre o tema: reflita e faça um esboço com suas principais ideias e argumentos. Geralmente o tema de uma dissertação está relacionado com conhecimentos gerais, portanto, manter-se bem informado é essencial para quem quer redigir um bom texto.

Seja coerente. Seus argumentos, contestadores ou não, devem estar fundamentados no princípio da coerência, afinal de contas, você está discutindo um tema sob seu ponto de vista. Muitos candidatos, por não se sentirem à vontade sobre determinado tema ou até mesmo por não possuírem uma opinião formada sobre o assunto, acabam se perdendo no texto ao contrariar suas próprias afirmações. Exponha exemplos, conceitos e juízos, pois isso lhe ajudará a fundamentar sua opinião.

Cada parágrafo do desenvolvimento de sua dissertação deverá apresentar uma ideia-central. A sua tese, exposta no primeiro parágrafo — obrigatoriamente introdutório —, pode e deve exibir os argumentos de maneira hierárquica, ou seja, em ordem crescente de importância, o que ajudará bastante na construção de sentidos do texto. A última parte de seu texto, a temida conclusão, deverá apresentar uma síntese das ideias que foram discutidas ao longo da dissertação, retomando os principais argumentos e reafirmando a tese defendida.

-Dicas para um bom texto dissertativo:

Uma boa dissertação deve apresentar bons argumentos, capazes de persuadir o leitor
Uma boa dissertação deve apresentar bons argumentos, capazes de persuadir o leitor

  • Conhecimento do assunto abordado. Para não ser pego de surpresa, leia sempre e mantenha-se bem informado. Lembre-se de que não basta ler: também é preciso refletir e criar seus próprios argumentos sobre aquilo que foi lido.

  • Leia o tema com atenção. Aproveite as informações contidas na coletânea e fique atento ao assunto comum aos textos. A coletânea te ajudará a incrementar seu texto dissertativo, mas é fundamental que ele seja absolutamente autoral.

  • Se houver tempo hábil, faça um rascunho no qual você possa previamente elencar ideias e argumentos.

  • Todo cuidado com a escrita é pouco: um escritor hábil opta por boas construções sintáticas que favorecem a compreensão de seus argumentos. Opte pela adequação vocabular e estabeleça relações coerentes entre os fatos analisados.

  • Nada de expressões como “na minha opinião”, “eu acho” ou “eu penso que”. Seu texto deverá ser escrito na terceira pessoa do singular ou do plural. Essas expressões, além de serem chavões — sempre inadequados —, esvaziam e particularizam argumentos.

  • A estrutura de seu texto dissertativo deve apresentar uma introdução, na qual você deverá expor sua tese; desenvolvimento, para argumentar e persuadir; e conclusão, para retomar e reafirmar seu raciocínio.

  • Certifique-se da importância de cada palavra de seu parágrafo. Evite chavões e descrições prolongadas. Seja sensato quanto ao uso de adjetivos e advérbios.

  • Evite gírias. Explore seu vocabulário, pois um bom vocabulário colabora com a organização sintática de seu texto dissertativo, além de ser fundamental para a apresentação de suas ideias. 


Por Luana Castro Alves Perez
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................