A Presença de Dienos em Nossas Vidas: Os Terpenos

O limão contém limoneno, que é um terpeno usado na produção de óleos essenciais
O limão contém limoneno, que é um terpeno usado na produção de óleos essenciais
PUBLICIDADE

Os dienos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem em sua estrutura duas ligações duplas entre carbonos.

Um dieno especial, muito presente em nosso dia a dia, é o isopreno, cujo nome oficial é 2-metil-buta-1,3-dieno. Sua fórmula molecular é C5H8 e sua fórmula estrutural está representada abaixo:

Fórmula estrutural do isopreno.

Unindo duas ou mais unidades da molécula do isopreno, obtêm-se cadeias abertas ou fechadas, denominadas de terpenos.

Os terpenos e seus derivados oxigenados são os principais formadores dos óleos essenciais, de várias substâncias coloridas e de produtos vindos da borracha. Consideremos cada uma dessas contribuições dos terpenos em nossas vidas:

(1º) Óleos Essenciais:

Os óleos essenciais receberam esse nome porque possuem uma essência, ou aroma, muito agradável, tanto que são também denominados de óleos aromáticos. Suas fontes de obtenção são flores, folhas, cascas de frutas, sementes, madeiras, etc.

Por exemplo, o limoneno é um terpeno encontrado na casca de algumas frutas cítricas, como o limão e a laranja. Ele é formado por duas unidades de isopreno. Sua fórmula estrutural pode ser vista na figura acima.

(2º) Cores de algumas substâncias:

A presença de duplas ligações conjugadas nas moléculas de alguns terpenos tem uma estreita relação com as cores das substâncias.

Um exemplo é a cenoura. Ela contém betacaroteno, cuja estrutura está representada abaixo:

Fórmula estrutural do betacaroteno.

Observe que ele é um terpeno que possui onze ligações conjugadas. Esse sistema de ligações conjugadas dá aos elétrons das duplas ligações uma maior mobilidade, ou seja, eles se movimentam, vibram, com maior energia no comprimento de onda que corresponde ao verde-azulado. Dessa forma, eles absorvem o verde-azulado e refletem os outros comprimentos de onda. Enxergamos, assim, sua cor complementar, laranja.

A cor laranja da cenoura está relacionada à grande quantidade de um terpeno em sua composição: o betacaroteno.

(3º) Produtos a partir da borracha:

A borracha natural, também denominada de látex, é encontrada na seiva de algumas espécies de árvores como a seringueira, sendo que a sua fórmula repete as unidades de isopreno numa ordem de 5000. A seguir temos o esquema da reação de formação da borracha natural; onde n são unidades genéricas da molécula do isopreno ou unidade isoprênica:

Esquema da estrutura da borracha natural ou látex.

Assim, por meio desse terpeno, são produzidos inúmeros produtos feitos de borracha como preservativos masculinos, luvas cirúrgicas, balões, borrachas escolares, entre outros.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................