Aditivos alimentares

Ésteres são utilizados para dar cheiro e sabor aos produtos artificiais
Ésteres são utilizados para dar cheiro e sabor aos produtos artificiais
Por Líria Alves
PUBLICIDADE

Um aditivo alimentar é qualquer substância adicionada propositadamente a um alimento com o objetivo de alterar características deste. Essa definição abrange qualquer composto usado na produção, processo, embalagem, transporte ou estoque do alimento.

Atualmente são consumidos diariamente inúmeros produtos industrializados, e a cada ano a tendência é de aumento do consumo, para isso as indústrias precisam dispor de técnicas para conservar e aprimorar seus alimentos. Os compostos orgânicos chamados ésteres, possuem baixa massa molecular, são voláteis e solúveis em água. Devido a essas características, são utilizados pelas indústrias para dar cheiro e sabor aos produtos artificiais.

O sabor e o aroma agradáveis são características essenciais em um alimento. Os flavorizantes são usados na indústria alimentícia para se obter aromas nos produtos. Essas substâncias apresentam sabor e aroma característicos, e devido a esse aspecto são empregadas na fabricação de sorvetes, balas, gomas de mascar, iogurtes, gelatinas, dentre outros.

Os ésteres orgânicos constituem uma classe de flavorizantes usados para atribuir sabores e aromas de frutas. Veja exemplos de ésteres e seus aromas característicos:

Butanoato de etila – abacaxi;

Heptanoato de etila – vinho;

Acetato de etila – menta;

Acetato de Pentila – pêra;

Etanoato de octila – laranja.

Os produtos modernizados, tais como os de baixo valor calórico e salgadinhos embalados, não existiriam sem os aditivos atuais, que são usados para preservar os alimentos, melhorar o seu aspecto visual, seu sabor e odor, e estabilizar sua composição. Além disso, são empregados para aumentar o valor nutricional e evitar a sua decomposição ou oxidação com o passar do tempo.

O excesso de aditivos em alimentos pode ser prejudicial à saúde, por isso todos eles sofrem uma regulamentação federal e alguns são permitidos somente em certas quantidades. Os laboratórios de química produzem anualmente, mais e melhores aditivos.


Por Líria Alves
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................