Agente Redutor e Agente Oxidante

Na oxidação de uma fita de magnésio em ácido clorídrico, o magnésio é o agente redutor e o hidrogênio é o agente oxidante
Na oxidação de uma fita de magnésio em ácido clorídrico, o magnésio é o agente redutor e o hidrogênio é o agente oxidante
PUBLICIDADE

Uma reação de oxirredução é caracterizada pela perda e ganho simultâneos de elétrons. Por exemplo, consideremos a reação que ocorre quando colocamos uma fita de magnésio em um recipiente contendo ácido clorídrico. Visto que o magnésio é um metal mais reativo que o elemento hidrogênio, ele irá deslocar o cátion do ácido, que é o H+, conforme a reação a seguir:

Mg(s) + 2 HCl(aq) →  MgCl2(aq) + H2(g)
ou
Mg0(s) + 2 H+(aq) →  Mg2+(aq) + H20(g)

Vejamos o que aconteceu com cada espécie química:

  • O magnésio metálico (Mg(s)) perdeu 2 elétrons, isto é, oxidou-se, e se transformou em Mg2+(aq). Veja também que o seu Nox (número de oxidação) aumentou de 0 para +2:

Mg0(s) → Mg2+(aq) + 2e-

Visto que, conforme dito no início do texto, em toda reação de oxirredução uma espécie química perde elétrons e a outra ganha, os elétrons que o magnésio perdeu serão ganhos por outro átomo. Desse modo, o magnésio causará a redução de outro elemento, por isso ele é considerado a substância ou o agente redutor.

Com base nisso podemos afirmar que o agente redutor é descrito pelas seguintes características:

Identificação do agente redutor

  • O cátion hidrogênio (H+) que estava presente na solução aquosa do ácido recebeu elétrons - os elétrons que o magnésio metálico perdeu, e se transformou no gás hidrogênio (H2). O hidrogênio reduziu e, ao contrário do magnésio, o seu Nox diminuiu de +1 para 0:

2 H+(aq) + 2e-→  H20(g)

Isso significa que a espécie reduzida provoca a oxidação da outra espécie; por esse motivo ela é denominada de substância ou agente oxidante, cujas características de identificação são:

Características do agente oxidante

Assim, temos o seguinte para essa reação:

Agente redutor e agente oxidante


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................