Anilina

A anilina dá origem a uma série de corantes
A anilina dá origem a uma série de corantes
PUBLICIDADE

As aminas aromáticas são compostos importantíssimos para a fabricação de corantes. Dentre elas, a amina mais importante, em nível comercial, é a anilina.

O nome químico da anilina é benzenoamina ou fenilamina, conforme a sua estrutura abaixo:

Fórmula estrutural da anilina

Essa substância foi isolada pela primeira vez em 1826, a partir da destilação destrutiva do índigo (corante azul-escuro obtido da planta Indigofera anil). Assim, em referência ao nome científico dessa planta, esse corante passou a ser chamado de “anilina”; nome de origem árabe (an-nil), que significa anil ou azul.

Fórmula e imagens do índigo

Ela é importante comercialmente em razão de dois fatos principais: é de baixo custo e dá origem à síntese de corantes de diversas tonalidades. Por causa desse fato – de muitos corantes serem obtidos a partir da anilina – o nome dessa substância passou a ser usado como sinônimo de corante.  

Inicialmente, esses corantes sintéticos eram usados somente no tingimento de roupas; mas hoje são usados também pela indústria alimentícia.

A anilina é usada como corante de roupas e de alimentos

Quando a anilina é preparada, ela se apresenta na forma de um líquido incolor oleoso, que escurece na presença de luz, pois pode ser facilmente oxidada; é tóxica e possui cheiro semelhante ao de peixe podre. Isso ocorre porque essa substância é do grupo das aminas, sendo que o odor desagradável, característico dos peixes, vem da trimetilamina.

A anilina é um líquido incolor


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................