Centrifugação - Método de Separação de Misturas

Centrífuga em funcionamento
Centrífuga em funcionamento
PUBLICIDADE

A centrifugação é um método de separação de misturas que se baseia na diferença de densidade entre os seus componentes.

Geralmente, quando temos dispersões grosseiras de um sólido misturado a um líquido, como no caso da areia misturada com água, basta deixar o recipiente em repouso e esperar que, pela ação da gravidade, o sólido que é mais denso que o líquido se deposite no fundo. Esse método de separação é chamado de sedimentação.

A centrifugação é usada para acelerar esse processo ou para separar soluções coloidais, em que as partículas do sólido ficam dispersas no líquido e não se sedimentam. Para tal é usado um equipamento chamado de centrífuga, mostrado abaixo:

Aparelho usado para realizar centrifugação

Na centrífuga, colocamos um tubo de ensaio contendo a mistura que se quer separar e, então, ligamos o aparelho, que começa a rotacionar de forma bem acelerada. A velocidade de ultracentrífugas, que são centrífugas bem mais potentes, pode chegar a 60 000 rpm (rotações por minuto), o que gera forças centrífugas até 750 000 vezes mais intensas que a da gravidade. A força centrífuga (daí o nome do processo) empurra o sólido para o fundo do recipiente, enquanto que a parte líquida fica límpida na parte de cima.

Essa técnica é usada principalmente em laboratórios para separar proteínas e ácidos nucleicos (DNA, RNA) das soluções e até mesmo para separar frações do sangue. Nesse fracionamento do sangue pela centrifugação são obtidos os seus principais componentes, que são: concentrado de hemácias (parte do sangue que contém os glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas (parte sólida do sangue) e plasma (parte líquida do sangue).

Veja abaixo como ficou uma amostra de sangue depois de ser colocada em uma centrífuga:

Sangue centrifugado para separar seus principais componentes que são usados na medicina


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Cidades Populosas
Veja quais são as cidades mais populosas do Brasil.

..................................................

Área do Losango
Descubra exemplos de como calcular a área do losango!

..................................................