Coeficiente de solubilidade

O coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em determinada quantidade de solvente, a uma dada temperatura.

O coeficiente de solubilidade do sal de cozinha é de 36 g em 100 mL de água a 20ºC
O coeficiente de solubilidade do sal de cozinha é de 36 g em 100 mL de água a 20ºC
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
PUBLICIDADE

Uma solução é preparada quando se dissolve o soluto em um solvente e forma-se uma mistura homogênea, ou seja, com uma única fase até mesmo se for visualizada em um ultramicroscópio. Dois exemplos são uma mistura de água e sal de cozinha – cloreto de sódio (NaCl) – e uma mistura de água e açúcar (sacarose – (C12H22O11)).

Mas a quantidade de sal que conseguimos dissolver em determinada quantidade de água não será a mesma quantidade que conseguimos para o açúcar. Essa quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em determinada quantidade de solvente, a uma dada temperatura, é chamada de coeficiente de solubilidade.

Veja a seguir alguns valores de coeficientes de solubilidade:

Valores de coeficientes de solubilidade de diferentes substâncias em 100 g de água a 20ºC
Valores de coeficientes de solubilidade de diferentes substâncias em 100 g de água a 20ºC

Isso mostra que o coeficiente de solubilidade depende da natureza do soluto e do solvente. A única forma de determinar o coeficiente de solubilidade de uma substância é experimentalmente, ou seja, é necessário realizar medições para cada tipo de soluto.

O coeficiente de solubilidade ajuda a determinar a saturação das soluções:

  • Insaturada: A quantidade de soluto dissolvida no solvente é inferior ao coeficiente de solubilidade;

  • Saturada: A quantidade de soluto dissolvida no solvente é igual ao coeficiente de solubilidade;

  • Supersaturada: A quantidade de soluto dissolvida no solvente é superior ao coeficiente de solubilidade;

Além da natureza do soluto e do solvente, a temperatura é outro fator que interfere no coeficiente de solubilidade. Por exemplo, o coeficiente de solubilidade do NH4Cl é de 37,2 g em 100 g de água a 20ºC. Isso significa que, se adicionarmos 10 g desse sal em 100 g de água a 20ºC, teremos uma solução insaturada e poderemos dissolver ainda mais sal.

Agora se colocarmos mais de 37,2 g de sal nessas condições, o excesso de sal não se dissolverá e ficará depositado no fundo do recipiente, sendo chamado de corpo de fundo, corpo de chão ou precipitado. Teremos, nesse caso, uma solução saturada com corpo de fundo. Se quisermos somente a solução saturada, basta filtrá-la, separando o precipitado.

No entanto, se colocarmos, por exemplo, 50 g de NH4Cl em 100 g de água e começarmos a aquecer o sistema, veremos que o sal que não tinha se dissolvido em 20ºC começará a dissolver-se. Isso acontece porque o coeficiente de solubilidade do NH4Cl em água aumenta com o aumento da temperatura, conforme o gráfico a seguir indica.

Coeficiente de solubilidade do NH4Cl em relação à temperatura
Coeficiente de solubilidade do NH4Cl em relação à temperatura

Dessa forma, o valor do coeficiente de solubilidade depende da temperatura. Em 40ºC, o coeficiente de solubilidade do NH4Cl é igual a 45,8 g em 100 g de água. Já, em 80ºC, esse coeficiente é de 65,6 g em 100 g de água.

Agora pense no seguinte: digamos que uma solução preparada com 50 g de NH4Cl em 100 g de água foi aquecida até a temperatura de 60ºC, e todo o sal foi dissolvido. A solução foi então deixada em repouso até voltar para a temperatura de 20ºC. Como não mexemos nessa solução, ela ficou com os 50 g do sal dissolvido, quando, na verdade, deveriam ser somente 37,2 g nessa temperatura. Portanto, temos uma solução supersaturada.

Porém, esse tipo de solução é muito instável e qualquer perturbação pode fazer o excesso de sal dissolvido (12,8 g) precipitar, formando uma solução saturada com corpo de fundo.

A maioria dos solutos que se dissolvem em água possui a variação do coeficiente de solubilidade igual ao do NH4Cl, isto é, aumenta com o aumento da temperatura. Mas existem alguns, como o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), em que o coeficiente de solubilidade diminui com o aumento da temperatura.

Existem também casos em que o aumento da temperatura praticamente não altera a solubilidade da substância. Por exemplo, o coeficiente de solubilidade do sal de cozinha é igual a 36 g em 100 g de água a 20ºC, mas, em 100ºC, esse valor sobe somente para 39,8 g/100 g de água.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................