Densidade de líquidos e controle de qualidade de alguns produtos

A densidade de líquidos é uma propriedade específica que pode ser usada no controle de qualidade de alguns produtos, como o leite e os combustíveis.

A densidade pode ser usada no controle de qualidade de combustíveis como a gasolina
A densidade pode ser usada no controle de qualidade de combustíveis como a gasolina
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
PUBLICIDADE

Conforme mostrado no texto Densidade, essa é uma grandeza que relaciona a massa do material com o volume ocupado por ele.

No caso das substâncias sólidas, a massa e o volume podem ser determinados por meio de métodos experimentais simples e fórmulas matemáticas. Mas se o sólido for irregular, o Princípio de Arquimedes, explicado no artigo Densidade de sólidos irregulares (Princípio de Arquimedes), pode ser utilizado.

Em líquidos, a determinação da densidade é muito mais simples, pois existem aparelhos específicos que fazem isso, os densímetros. Basta colocar o densímetro submerso no líquido e verificar na sua graduação onde a superfície do líquido está.

Densímetro usado para medir densidade de líquidos
Densímetro usado para medir densidade de líquidos

Visto que a densidade é uma grandeza específica e não geral, ela pode ser usada para identificar e diferenciar as substâncias. Por exemplo, a água é o único líquido puro e incolor que possui a densidade igual a 1,0 g/cm2 em condições normais de temperatura.

A densidade de misturas depende da quantidade de cada componente. Por essa razão, essa grandeza é uma propriedade muito utilizada para testar a qualidade de alguns produtos líquidos, tais como o leite e os combustíveis.

Cerca de 100 mil substâncias constituem o leite, destacando-se água e gordura. A constituição do leite de vaca — que é o mais consumido pelo ser humano — pode variar de acordo com muitos fatores, mas uma composição aproximada pode ser vista no quadro a seguir:

Tabela com principais constituintes do leite de vaca
Tabela com principais constituintes do leite de vaca

A densidade do leite depende da água, da gordura e da quantidade de sólidos não gordurosos. As gorduras são menos densas que a água e apresentam um valor médio de densidade igual a 0,927 g/mL. Apesar disso, a densidade de um leite com menos gordura acaba sendo maior que a de uma amostra de leite com mais gordura, em razão da formação do extrato seco desengordurado que acompanha o aumento do teor de gordura.

Com essa composição média, a densidade do leite deve ser, em média, 1,032 a 15 ºC (pois a densidade pode também variar com a temperatura).

Imagem de um termolactodensímetro
Imagem de um termolactodensímetro

No caso de adulterações, quando outras substâncias aquosas são acrescentadas ao leite, esse valor de densidade aumenta, desde que possua de 5 a 10% de água a mais que o normal. O densímetro usado para fazer essa aferição é chamado de termolactodensímetro porque ele possui um termômetro acoplado.

Mas não é só uma adulteração fraudulenta que afeta o valor da densidade do leite, fatores tais como o desnatamento ou alterações na saúde da vaca que o produziu também levam a essa alteração.

Em relação aos combustíveis, as densidades do etanol usado como combustível, da gasolina e do óleo diesel devem ser as seguintes:

Valores recomendados para densidades de combustíveis
Valores recomendados para densidades de combustíveis

É por isso que, na maioria dos postos de combustíveis, há um densímetro na bomba de combustível do etanol.

Ilustração de um alcoômetro
Ilustração de um alcoômetro

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) especifica na Portaria nº 143 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no artigo 1º, que a adição de álcool etílico anidro à gasolina deve ser feita com um porcentual de 25% em volume, podendo variar entre 22% e 26%. No entanto, alguns postos de combustível, em busca de mais lucros, adicionam ainda mais etanol à gasolina. Isso pode ser verificado por meio de um teste simples que mede a densidade mostrado aqui. Depois de adicionar água à gasolina para separá-la do álcool, mede-se a densidade da mistura água-álcool para verificar se está ou não dentro dos padrões.

A densidade também pode ser usada no controle de qualidade de outros produtos importantes, como produtos alimentícios e farmacêuticos.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................